Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 06/04/2020 às 14h55
Carência – A diretoria do Banco da Amazônia (Basa), diante da evolução do coronavírus abriu um prazo de carência de seis meses a partir de 30 de abril aos clientes ligados ao agronegócio, agricultura familiar, Pronaf microempreendedores individuais, que tenham operações em andamento com a instituição, segundo informações de o superintendente regional Wilson Evaristo. Na sexta-feira (3) por meio da superintendência regional, o Banco do Brasil anunciou a liberação de R$ 100 milhões para agricultura familiar em Rondônia. O superintendente, no Estado, Edison Lemos, assegura que não faltarão recursos para investimentos na área do agronegócio.
Segurando – Enquanto o governo do estado se desdobra no combate ao coronavírus o agronegócio com a soja, carne e o restante da safra de milho continua mantendo equilibrada as contas do governo. As exportações destes produtos no mês de março mantiveram a economia regional na faixa dos 18%. Por isso as instituições financeiras oficiais não estão permitindo a ausência de recursos para o setor produtivo.
Jaru – O apresentador de TV, Sebastião Santana, de Jaru deverá disputar as eleições de outubro próximo (prefeito, vice e vereador), que poderão ser adiadas para dezembro, devido ao problema do coronavírus. Ele teve confirmada a sua filiação, na última semana ao PRTB, pelo presidente do diretório nacional, Levy Fidelix, que abonou a sua ficha e, ainda, mandou um áudio saudando o novo filiado e demonstrando confiança em seu nome para concorrer a prefeito de Jaru. O PRTB é o partido do vice-presidente da República Hamilton Mourão.
Jaru II – O município tinha, pelo menos dois fortes pré-candidatos: o prefeito João Gonçalves Júnior (PSDB) e Amauri da Muleta, ex-deputado e que se filiou ao PTB esta semana e agora Santana, que é polêmico, corajoso e profundo conhecedor dos problemas da população de Jaru. No seu programa “Boca Livre”, levado ao ar diariamente na sua emissora, filiada à RD TV! Rondônia ele é um defensor ferrenho do clamor popular e certamente teremos eleições muito disputadas no município. Santana é uma pessoa do bem, preocupada com a população e conhecedora dos problemas do município em todas as camadas sociais, principalmente junto ao povo carente.
Eleições – “Eu sou radicalmente contra o cancelamento das eleições e fazer todas coincidirem em 2022". A declaração é do ministro Luiz Roberto Barroso, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), ao site “UOL”. Ele assumirá a presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em maio próximo. As eleições municipais (prefeito, vice e vereador) estão marcadas para outubro deste ano. Barroso acredita que até junho se terá uma definição sobre o coronavírus e as eleições adiadas para dezembro. Ele acha que mais dois anos de mandato aos atuais prefeitos e vereadores violaria a vontade do eleitor, que votou para um mandato de 4 anos. Quem está acreditando no adiamento das eleições, pode tirar o cavalo da chuva.
Respigo
O Lavajato Lavaqui, na avenida 7 de Setembro com a Elias Gorayeb em Porto Velho, em frente o Iperon, referência em lavagem e polimento de veículos na capital agora oferece mais uma opção ao cliente. A novidade é o gerador de ozônio com a função de exterminar bactérias e fungos, eliminar o mau cheiro e o odor do seu veículo e a facilidade de buscar e entregar o seu carro +++ O deputado e presidente da Assembleia Legislativa (Ale), Laerte Gomes (PSDB/Ji-Paraná) está correto quando recomendou ao governo do Estado a compra de 200 mil kits para teste em massa da população sobre o coronavírus. Ampliar os testes e manter o isolamento de pessoas mais sensíveis são medidas fundamentais, assim como abrir, de forma gradativa e responsável o espaço a quem tem condições de trabalhar +++ Isolamento, confinamento e internação são a pessoas que sejam portadoras da pandemia e casos especiais com idade avançada, diabetes, pressão alta, etc. As sadias devem trabalhar com o máximo de afinco, para manter a economia forte de municípios, estados e União, pois fica impossível parar tudo +++ A Escola do Legislativo, da Assembleia Legislativa estará promovendo campanha a partir da próxima quinta-feira (9), para arrecadação de cestas básicas que serão entregues a famílias carentes que vivem na informalidade e estão passando necessidades. Segundo o diretor geral Fábio Ribeiro, o recebimento das doações será na sede da escola na rua Major Amarante, na capital, com a participação dos servidores e da comunidade em geral.