Por Assessoria/Fiero
Publicada em 20/04/2020 às 10h54
Nesse momento em que as atividades educacionais estão ocorrendo via remota, o SESI Vilhena lançou o Projeto “Na escola, sem estar na escola”. Ele foi pensado e desenvolvido pelo professor de educação física e robótica, Silvio Luiz Vichroski, em parceria com alunos e ex-alunos, Teyllor Kenedy (ex-aluno), Guilherme Krause (2ª série no Ensino Médio), Joseph Fantin (1ª Série do Ensino Médio) e Artur Bilhalva (8º ano).
O objetivo é permitir a convivência do aluno de uma forma diferente, usando o Minecraft Education, uma ferramenta digital que o SESI disponibilizou de forma gratuita aos seus alunos. Para o gerente do SESI, SENAI e IEL de Vilhena, Silvio Leite, a ideia e ferramenta, chegaram num momento oportuno. “Isso é prova de que mesmo em situações de muita turbulência, conseguimos extrair algo positivo e aprendermos diariamente”, afirmou.
A estrutura física do colégio foi criada virtualmente em detalhes para que os alunos se sintam dentro dele. Eles acessam a Escola SESI Vilhena Minecraft de suas casas podendo encontrar amigos e alunos de outras turmas, além de circular livremente por todos os ambientes e, ainda, interagir com objetos, ler recados deixados pelos professores nos quadros em suas salas, resolver desafios, encontrar locais secretos etc. Com isso pretende-se manter os alunos conectados e desenvolvendo atividades interativas mesmo fora do ambiente escolar.
Outro ponto importante é o envolvimento dos alunos na solução criativa de problemas e na aprendizagem baseada em projetos. “Podemos incentivar a colaboração e a comunicação, além de criar um senso de humor e diversão”, afirmou Silvio Leite. A intenção é que mesmo com o retorno das atividades presenciais na escola, ele continue sendo utilizando como mais uma ferramenta de ensino.
O vice-presidente de Assuntos Legislativos da FIERO e secretário de Indústria e Comércio de Vilhena, Marcondes Cerrutti, elogiou a iniciativa da escola na realização deste projeto. “Quero parabenizar a equipe pela iniciativa e o excelente trabalho desenvolvido, em especial o Professor Silvio Luiz, que já é conhecido pelas atividades bem desenvolvidas na robótica, juntamente com a equipe. Agora também inova nesta poderosa ferramenta de entretenimento e ensino que é o Minecraft”, destacou.