Por Redação
Publicada em 07/05/2020 às 11h18
As roupas são itens que fazem parte do nosso cotidiano. Temos peças favoritas, outras que trazem alguma lembrança e aquelas que usamos para dormir. Cuidar bem dos tecidos é o que podemos fazer para tentar preservar a integridade das peças e sua beleza.
Porém, durante os tratamentos, como a lavagem, as roupas podem acabar encolhendo, e aí bate o desespero de não saber como salvá-las, não é mesmo? Aprenda como evitar que as roupas encolham no dia a dia. Veja o que fazer durante os processos de lavagem para manter seu comprimento. Também mostraremos truques para recuperar o melhor aspecto dos tecidos.
Afinal, por que as roupas encolhem durante a lavagem?
Você sabia que durante a produção das roupas o fabricante utiliza máquinas a fim de esticar suas fibras? Pois é! Essa ação gera maciez nos tecidos de fibras naturais, como linho, algodão e lã. Com isso, o aspecto dos produtos torna-se suave, confortável; atraindo admiração dos compradores.
Contudo, quando você precisa lavar, pode interferir diretamente no comprimento da roupa. Fazendo com que seu tamanho aumente durante a lavagem, já que as fibras naturais incham nesta etapa. E ao secar, ganha-se o efeito contrário, de desinchar, retornando aos moldes originais. Isto é, antes de passar pelo “esticamento” de fábrica. Por isso, as roupas encolhem justamente durante a lavagem.
Como evitar isso?
-
Respeite as indicações da máquina de lavar
A grande maioria dos eletrodomésticos, como a máquina de lavar e a lava e seca, por exemplo, aplica sugestões para tipos de tecidos e duração de lavagem. Respeitar as indicações do fabricante é fundamental para tratar os tecidos da maneira adequada.
-
Leia as etiquetas com atenção
Embora estejam sempre ali, as etiquetas costumam ser ignoradas, sendo o erro mais cometido pelos consumidores. Suas informações contribuem para que as roupas sejam lavadas, secas e passadas corretamente. Evitando danos que podem ser irreversíveis. Então, leia as etiquetas com atenção!
-
Lave as roupas com água fria
A alta temperatura, tanto da água na lavagem quanto depois, na secadora, é prejudicial aos tipos de tecido. Por isso, a melhor opção é lavar as roupas com água fria. Embora não seja garantido 100% de que as roupas não encolham, há menor chance disso acontecer.
A água quente causa impacto nas fibras, fazendo com que cedam, danificando assim seu estado.
-
Já pensou na lavagem a seco?
A lavagem a seco é o método mais comum visto em lavanderias. Por ser um serviço pago, poucas pessoas optam por esse procedimento. O que não significa que não seja uma dica excelente.
Quem escolhe a lavagem a seco sabe que este processo não leva água. Sem água, as roupas dificilmente encolherão ou ficarão deformadas.
-
Por que não secar naturalmente?
Se você já lavou as roupas e agora só falta secar, por que não secar naturalmente? É um dos modos mais seguros e confiáveis para preservar os tecidos. Caso não haja área livre, como em apartamentos, selecione baixa temperatura na secadora ou lava e seca. Evite que as roupas encolham de maneira inteligente.
A roupa encolheu, o que eu faço?
Se a roupa encolheu, existem truques incríveis para resolver o problema. Vale destacar que não há garantia para que as peças desencolham. Mas não custa nada tentar.
Água morna + Condicionador de cabelo - Roupas de Lã
-
Pegue uma bacia grande, deposite água morna (bastante, de preferência), ¼ de xícara de condicionador de cabelo. Se quiser, pode colocar também ¼ de vinagre branco, mas é opcional.
-
Permita que a roupa de lã encolhida fique na solução por aproximadamente 20 minutos.
-
Em seguida, use as mãos para esticá-la bem, até que retorne ao tamanho normal.
-
Pendure-a na sombra para secar naturalmente. Não esprema a peça!
Xampu (ou condicionador) de bebê + Água morna - Linho, algodão, casimira, lá, entre outros
-
Encha uma pia ou tanque com 1L de água morna, logo após insira 15 ml de Xampu ou condicionador de bebê. Mexa até unificar a mistura, produzindo certa consistência.
-
Logo após, mergulhe a peça que deseja desencolher e afunde-a até que fique encharcada. Mantenha submersa por 30 minutos.
-
Retire a peça molhada após o período determinado, torça bem para remover o excesso de água. Não enxágue a roupa!!!
-
Em uma superfície plana, ponha uma toalha grande e seca. Depois, acomode a peça de roupa de maneira esticada em cima da toalha. Pronto! Agora enrole delicadamente, de uma extremidade à outra. Fazendo um rolo com a peça dentro. Isso ajudará a transferir a umidade para a toalha. Aguarde por 15 minutos.
-
Agora, basta desenrolar a peça e adequá-la em cima de uma mesa lisa ou de outra toalha seca. Utilize dois objetos pesados nas pontas da roupa para mantê-la bem esticada. Espere por mais 20 minutos.
-
Leve a roupa ao varal para secar naturalmente.
Para evitar todo esse desgaste, crie o hábito de ler as etiquetas com as informações dos fabricantes. Cuide bem das peças antes, durante e depois dos processos de lavagem. Conheça seus eletrodomésticos para usá-los adequadamente de acordo com os tipos de tecido.