Por AGIF
Publicada em 28/05/2020 às 15h07
Desde que o futebol foi paralisado devido a pandemia do Corona Vírus as Federações e a CBF estão estudando maneiras de os campeonatos voltarem de uma forma segura. A comissão médica da Federação Paulista de Futebol já terminou o protocolo que garante essa segurança. Esse protocolo será encaminhado ao governador, e só depois de parecer do Estado atividades individuais poderão ser retomadas.
A regra principal estabelecida é de que uma partida tenha o menor número de pessoas envolvidas. Para isso serão usados gandulas em jornada dupla, por exemplo, eles trabalhariam também na montagem das placas de publicidade.
O mesmo modelo que está sendo usado no Campeonato Alemão serviu de inspiração para o protocolo usado em São Paulo, onde o estádio é dividido por setores.
Na Alemanha os estádios são divididos em 3. Zona 1, no interior do estádio, são pessoas essenciais para o jogo como jogadores, comissão técnica e médicos. Zona 2, arquibancada, onde ficam seguranças e imprensa. E a área 3, fora do estádio. Podem circular no máximo 100 pessoas em cada setor ao mesmo tempo.
Em São Paulo, apenas a Globo, detentora dos direitos de transmissão poderá ter acesso aos estádios. As entrevistas coletivas devem ser substituídas por eventos virtuais e os clubes irão compartilhar esse material.
Até agora não foi discutida uma data para a volta do campeonato.