![Japão suspende estado de emergência na região oeste](/uploads/whjib819fod3o6s.jpg)
Por G1
Publicada em 21/05/2020 às 11h12
Telão em Osaka mostra imagens do primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, nesta quinta-feira (21). Premiê anunciou o fim do estado de emergência na região — Foto: Jiji Press / AFP
O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, anunciou, nesta quinta-feira (21), a suspensão do estado de emergência por causa da pandemia de Covid-19 em três regiões do oeste do país: Osaka, Kyoto e Hyogo.
No momento, Tóquio e quatro outras regiões, incluindo a ilha de Hokkaido, no norte, permanecerão sujeitos a restrições. Porém, Abe ainda sinalizou que também pode suspendê-las já na próxima semana em Tóquio se as novas infecções pelo coronavírus continuarem em queda.
"Se a situação atual continuar, é possível que o estado de emergência seja suspenso nestas áreas."
Segundo ele, o número de infecções nas regiões ainda em estado de emergência "diminui constantemente" e a situação do sistema hospitalar apresenta melhora.
Fazer a grande Tóquio, que representa cerca de um terço do Produto Interno Bruto (PIB) do Japão, se reerguer é vital para a recuperação econômica do país como um todo.
O estado de emergência em Tóquio e em outras seis regiões começou a vigorar em 7 de abril e, depois, foi estendida para o resto do país. Na semana passada, o Japão suspendeu o estado de emergência em 39 das 47 prefeituras do país, duas semanas antes do planejado.
Até agora, o país registrou mais de 16,4 mil casos de coronavírus e 780 mortes.