Por TJ-RO
Publicada em 15/05/2020 às 10h28
Em uma ação que contou com apoio da Agevisa, Exército Brasileiro e do Governo do Estado, unidades do Poder Judiciário de Rondônia, localizadas na Capital, passaram por uma profunda limpeza nessa quarta-feira. O mutirão, que envolveu funcionários de uma empresa terceirizada contratada para a limpeza das unidades, atendeu orientações técnicas, a fim de garantir ambiente livre de contaminação do novo coronavírus. A ação faz parte das medidas de prevenção de contágio da Covid-19, que estão em vigor desde o dia 16 de março.
Um caminhão pipa cedido pelo Departamento de Estradas e Rodagem do Estado foi o principal aliado no trabalho na área externa dos prédios. Paredes e calçadas receberam fortes jatos de água. Dentro das unidades, o grupo responsável, devidamente dotado de equipamento de proteção individual realizou a limpeza com álcool 70%, água sanitária e hipoclorito de sódio.
A força-tarefa passou pelos prédios do Edifício-Sede, Fórum Geral César Montenegro, Centro de Apoio Logístico, Unidade da Secretaria de Gestão de Pessoas (antigo Fórum Cível) e o Anexo Administrativo.
A limpeza aconteceu durante a tarde, quando os prédios estavam vazios. Desde o dia 16 de março, a circulação nas unidades do Judiciário foi reduzida de maneira expressiva, com a adoção de home office e de rodízio de servidores. Além disso, os cuidados com a limpeza nos prédios foram redobrados. Dispensers de álcool em gel, obrigatoriedade do uso de máscaras e aferição de temperatura corporal foram algumas das exigências previstas em atos conjuntos.
Capacitação
Outra frente de atuação no combate à Covid-19 do Judiciário é a capacitação de servidores. Nesta semana, quatro servidores do Centro de Serviços Integrados, Victor Hugo Dourado Monteiro, Ivondernilson Rodrigues da Silva, Andrey de Paula Afonso e Francimar Rodrigues Ribeiro, participaram de uma capacitação ministrada pela 17ª Brigada de Infantaria e Selva.
O curso “Técnicas, táticas e procedimentos na Defesa Químico, Biológica, Radiológica e Nuclear - Descontaminação Operacional no contexto da Operação COVID-19” teve como objetivos identificar o perigo biológico e os métodos adequados para combatê-los.
Ministrado pelo oficial Brum, major veterinário da 17ª Base Logística, o curso apresentou os procedimentos adequados para a descontaminação. Especificamente, a absorção, destruição, neutralização, abrandamento ou remoção de agentes químicos e biológicos e pela remoção de materiais radiológicos, que estejam depositados ou aderidos a uma pessoa, objeto ou área.
Também foram repassados os procedimentos para colocação dos EPIs, descontaminação das instalações, descontaminação física e descontaminação técnica. A limpeza dos filtros de ar-condicionado também foi detalhada durante o curso. Nos casos de ar condicionado de veículo foi ensinada a técnica para matar o vírus, ligar o ar condicionado no “quente” na temperatura máxima e deixar por uns 10 minutos, além da limpeza interna com os produtos indicados.
Boletim
O monitoramento de casos de Covid-19 entre magistrados e servidores do TJRO é diário. Até essa quarta-feira, a Divisão de Saúde informou que 5 servidores testaram positivo para o coronavírus. Eles já estavam afastados do trabalho presencial. Outros 11 estão em suspeita e 127 estão afastados preventivamente.