Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 26/05/2020 às 14h52
Safadeza – A princípio parece piada ou brincadeira de mau gosto. Atento a crimes contra a economia popular, o advogado e presidente da Associação de Defesa dos Direitos da Cidadania (ADDC), Caetano Neto está tentando barrar, via judicial, impetrando uma Ação Popular, a aprovação do Projeto de Lei 006/2020 e do Projeto de Resolução 001/2020, do município de Itapuã do Oeste, que concedem 100% de reajuste para os salários do prefeito, vice e vereadores para a próxima legislatura, que terá início em 2021, caso as eleições deste ano, já adiadas para dezembro não sejam postergadas para 2022, com a prorrogação de mandatos de prefeitos, vices e vereadores.
Safadeza II – E o abuso não está limitado “apenas” as benesses já citadas. Também prevê a correção (sic), ou seja, aumento dos valores anualmente, na mesma época e nos mesmos índices dados aos servidores do município para os vereadores e dos valores concedidos anualmente aos servidores federais sejam aplicados para o prefeito e vice. A juíza Inês Moreira, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Porto Velho determinou a citação do presidente da câmara de vereadores, Itamar Felix (MDB) e do prefeito Moisés Cavalheiro (MDB) desde o último dia 19 com 15 dias para explicações. Moisés e Itamar já foram denunciados em dezembro último por uso indevido de veículos oficiais. É o fim da rosca...
Trabalho – Mesmo com o coronavírus mobilizando a população e desafiando os administradores públicos, a saúde do povo e a economia mundial, não se tem muito o que reclamar do prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB). Coleta de lixo, limpeza de ruas e avenidas, pavimentação asfáltica, estradas vicinais em boas condições de tráfego, transporte escolar garantido com a compra de centenas de ônibus novos, salários dos servidores e compromissos com os fornecedores em dia fazem parte da administração municipal. São atributos de Hildon e sua equipe, que demonstra, mesmo em tempos de extrema dificuldade, que é possível trabalhar muito e sem denúncias de corrupção. Bom para o morador da capital.
Máscara – A utilização de máscara protetora contra o coronavírus é obrigatória em vias públicas de Porto Velho. A partir de hoje (26) quem não cumprir a determinação será multado e de acordo com a Lei 2.754/2020 em R$ 80. O estabelecimento jurídico, que permitir a presença de pessoas sem máscara será multado em R$ 1 mil e, em caso de reincidência o infrator será levado ao Ministério Público (MP), para abertura de ação judicial. O pessoal responsável pela fiscalização poderá pedir apoio à Polícia Militar (PM).
Preocupação – O governador de Rondônia Marcos Rocha alertou, que a previsão, é que para junho próximo teremos o colapso em leitos de UTIs para pacientes com contaminado com o coronavírus. Isso confirma o que a coluna vem alertando há tempo: se não houver uma investida de porte em testes preventivos, para se evitar o agravamento do coronavírus em que estiver contaminado, o sistema de saúde terá que escolher, quem vai para o túmulo primeiro e certamente será o idoso. Porto Velho, por exemplo, segundo Rocha e não é especulação, nas zonas Leste e Sul o povo não está priorizando a máscara, o que aumenta ao risco de contaminação. Ignorar as medidas preventivas é o passaporte antecipado para o óbito.
Respigo
“Folha”, “UOL”, “Globo” e “Band” optaram por suspender a cobertura do Palácio Alvorada em Brasília alegando “falta de Segurança”. Nos bons tempos do jornalismo o desafio era buscar a notícia, informar corretamente e não medir esforços para publicar a verdade +++ A partir de hoje os “papas” da comunicação suspendem a cobertura devido a pressões de admiradores do presidente Jair Bolsonaro. Como nos últimos meses a pauta só trazia perguntas fúteis, direcionadas e as respostas não menos diferentes certamente a falta de “cobertura” não trará nenhum prejuízo à população +++ Servidores da prefeitura de Porto Velho recebem o salários deste mês de maio esta semana o mesmo ocorrendo com servidores do Estado, que será na sexta-feira (29). Talvez seja por isso que os supermercados da capital já estejam com intenso movimento, pois o povo etá com a grana no bolso +++ Com as eleições praticamente confirmadas para dezembro deste ano, quando serão eleitos prefeito, vices e vereadores, o jornalista e advogado de Cacoal, Paulo Henrique Silva trabalha com muita prudência a sua pré-candidatura a vereador. Paulo é presidente do diretório municipal do PTB e tem projeto para eleger de dois a três vereadores do seu partido para a próxima legislatura, um deles, ele, lógico.