Por TJ-RO
Publicada em 15/05/2020 às 13h12
Desde o início da adoção de medidas preventivas ao contágio pelo novo coronavírus (Covid-19), o Núcleo Psicossocial da Vara Infracional e de Execução de Medidas Socioeducativas passou a realizar intervenções dentro dos limites impostos pela modalidade de home office.
Além de outras atividades, o NUPS tem promovido momentos de reflexões acerca da brusca mudança de cenário nas relações sociais, de trabalho, o adoecimento físico e mental e o luto coletivo.
No intuito de ampliar essas discussões e traçar estratégias de enfrentamento, no dia 13 de maio, quarta-feira, a equipe recebeu a facilitadora Célia Bernardes, profissional vinculada ao Instituto de Mediação Transformativa, que realizou um encontro reflexivo e compartilhou a experiência que vem desenvolvendo, por meio de videoconferência, em tempos de isolamento social. No seu entendimento “nunca estivemos tão igual no mundo como hoje, por isso precisamos nos olhar para construir nossas esperanças”.
No dia seguinte, no dia 14, quinta-feira, a equipe do NUPS realizou um momento, nos mesmos moldes do encontro anterior, com os profissionais que compõem as equipes das Unidades Socioeducativas Privativas de Liberdade, momento em que foram compartilhados pensamentos e sentimentos, bem como os movimentos realizados para o fortalecimento individual e coletivo.
Compreendendo a necessidade de fortalecimento das ações neste período de pandemia, a equipe promoverá novos encontros que se estenderá para outros atores do sistema socioeducativo.