Por Redação
Publicada em 25/05/2020 às 10h18
É muito comum limitar a área de Direito Penal à defesa de crimes violentos, que agridem a integridade física, como roubos, assaltos, estupros e assassinatos. Mas, é preciso lembrar que essa área consiste na proteção dos bens jurídicos.
Com as mudanças na sociedade, sobretudo, a globalização, surgiram novos tipos de bens jurídicos. Por este motivo, surge uma subárea dentro do direito criminal: o Direito Penal Empresarial.
Para entender melhor sobre esse ramo, continue lendo e saiba o que faz um advogado processo penal.
Afinal, o que é Direito Penal Empresarial?
Já sabemos que o advogado de defesa criminal atua na defesa do réu, solicitando habeas corpus e outros recursos para, assim, garantir uma pena justa ao seu cliente.
Mas, quando se trata do campo empresarial dessa área, os crimes abrangem, por exemplo, casos de corrupção, desvio de dinheiro e crimes ambientais cometidos por uma empresa. Essa área se torna muito relevante no contemporâneo por envolver casos que estão sempre em pauta, como a Lava-Jato.
O que faz um advogado penal empresarial?
O advogado de direito penal empresarial atua principalmente na prevenção de atos ilícitos, defesa do réu e assistência de acusação à vítima. Mas, para que seu trabalho dentro de uma empresa seja efetivo, é necessário que esse profissional conheça os procedimentos e políticas dela.
Portanto, seu dever inclui também a gestão de crises, abordagens policiais, assessorar os funcionários da corporação, a fim de preservar sua imagem e
Vale frisar que a importância da advocacia penal e criminal decorre dos possíveis efeitos dos crimes empresariais. Por exemplo, crimes ambientais podem acarretar na escassez de recursos ou a sonegação de impostos no orçamento para as áreas básicas da população.
Por outro lado, as penalidades das condutas ilícitas no âmbito corporativo podem ser destruidoras, tanto para a pessoa jurídica, como para a física. Nesse caso, esses delitos prejudicam a imagem da pessoa jurídica, podendo provocar o fechamento desta.
Mercado de trabalho
A área do Direito Penal, no geral, é uma das mais rentáveis dentro desta carreira. Sua remuneração pode chegar a R$25.000,00 e oferece diversas atuações: juiz, advogado, defensoria pública, promotor de justiça e delegados da polícia federal e civil.
Mas, para se destacar entre o milhão de advogados no Brasil, a especialização e atualização, além de uma boa oratória e escrita podem ser ótimos mecanismos para fazer você alcançar o sucesso como advogado criminalista.