Por Assessoria/Prefeitura
Publicada em 05/05/2020 às 12h08
A Secretaria Municipal de Integração (Semi), através da subsecretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), está dando continuidade ao projeto de arborização da cidade. Tomando os cuidados necessários devido ao novo coronavírus, os servidores estão, desde a semana passada, realizando o plantio de mudas de espécies como a resedá e o ipê de jardim.
As duas árvores são de pequeno porte e suas raízes superficiais não destroem calçadas, como acontece com muitas outras espécies. “O porte pequeno do resedá mantém a copa longe da fiação, evitando podas excessivas, e os ipês de jardim também”, explica Paulo Regis Aguiar, diretor do Departamento de Proteção e Conservação Ambiental da Sema.
Segundo o titular da Semi, Álvaro Mendonça, desde 2017, a pedido do prefeito Hildon Chaves, a secretaria vem realizando um grande projeto de arborização na capital com o objetivo de garantir uma cidade mais bonita e acima de tudo, levando bem estar a população, pois as árvores ajudam a a diminuir os efeitos das ilhas de calor urbano, absorvem a água da chuva diminuindo os riscos de enchentes, oferecem sombra e diminuem a poluição sonora da cidade.
Milhares de mudas foram plantadas em ruas e avenidas e ainda em unidades de saúde, escolas, praças e outros espaços públicos. "São diversos benefícios com esses plantios. Estamos contemplando, não só as principais ruas e vias da cidade, mas também, bairros mais distantes da região central”, disse o secretário.
De acordo com o subsecretário da Sema, Alexandro Miranda, na semana passada a equipe iniciou os trabalhos nos bairros JK, Tancredo Neves e Socialista. “Nossa programação inclui nessa etapa as ruas Idalva Fraga, Antonio Violão, Edite Feitosa, Aripuana, Engenheiro Paulo Peireira e Inácio Mendes. Em pouco tempo a população sentirá a diferença com os plantios. Pedimos para que os moradores nos ajudem a conservar essas árvores e no caso de vandalismo denunciem no 0800 647 13 20”, destacou.