Por Assessoria/Prefeitura
Publicada em 19/05/2020 às 13h37
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da zona Leste passou por desinfecção contra o novo coronavírus (Covid-19), na manhã do último sábado (16). Áreas internas e externas receberam o serviço que busca reduzir a disseminação da doença. Outros departamentos da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) também foram descontaminados.
Na UPA Leste foram higienizadas as áreas de atendimento comum, recepção, área de acolhimento, setor de triagem, calçadas, pátios e, principalmente, os espaços destinados aos pacientes com Covid-19. A Semusa também providenciou a desinfecção em outros departamentos, como laboratório, farmácia, almoxarifado, atrimônio, vigilância em Ssaúde, Centro de Zoonoses e no prédio sede da secretaria. As unidade de saúde do Pedacinho de Chão e Ronaldo Aragão também foram beneficiadas.
A desinfecção é realizada por uma bomba mecanizada costal, com produto à base d’água e hipoclorito de sódio, que além de esterilizar contra o novo coronavírus também elimina microrganismos causadores de doenças.
O serviço é realizado por uma empresa privada contratada pela prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria de Serviços Básicos (Semusb). Um técnico, devidamente paramentado e com EPIs adequados, manuseia o equipamento. Essa modalidade de sanitização facilita a limpeza de locais onde o acesso do caminhão é complicado.
A diretora da UPA Leste, Fernanda de Morais Cirico, ressalta que o trabalho de sanitização é importante para matar os microorganismo e evitar a multiplicação de doenças. Segundo ela, durante a aplicação, os atendimentos precisam ser suspensos para evitar a exposição do paciente com o produto. “O trabalho é célere e não compromete os atendimentos. São cinco minutos de higienização por setor. É importante para mantermos a saúde dos profissionais e também pacientes”.
Além da desinfecção, a Semusa também providenciou para a UPA Leste a troca das lixeiras, que priorizam a adequação do lixo contaminado, bem como a manutenção dos banheiros químicos instalados na área reservada para atendimento de pacientes com Covid-19.