Por Sângela Oliveira
Publicada em 29/06/2020 às 11h06
O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, realizou no último sábado (27), no distrito de EXtrema, um drive thru para testagem rápida do novo coronavírus. No total, foram realizados 200 testes rápidos, dos quais 11 testaram positivos para a doença. Todos esses pacientes positivados passaram por avaliação médica e já saíram com o kit para o tratamento da Covid-19, mediante assinatura do termo de responsabilidade do paciente.
Os testes rápidos seguiram o protocolo do Ministério da Saúde, sendo realizado em pessoas que apresentavam síndrome gripal por mais de sete dias.
O drive thru no distrito de Extrema teve o apoio dos servidores do Hospital Regional de Extrema (HRE) e do Posto de Saúde de Nova Califórnia. “A ação foi um sucesso. As pessoas que se dirigiram ao local para fazerem o teste agiram ordeiramente, os veículos se mantiveram em fila, não registramos nenhum tumulto, agradecemos ao governador Marcos Rocha e ao secretário de saúde, Fernando Máximo”, destacou o diretor do HRE Donizete Silva.
A equipe que trabalhou no drive thru no distrito de Extrema era composta por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, administrativo, psicóloga e a direção do HRE.
A ação Mapeia Rondônia realizada pelo governo estadual iniciou com a distribuição de 100 mil testes rápidos para detecção do novo coronavírus, que foram comprados pelo Estado e distribuído aos 52 municípios.
A primeira etapa do Programa Mapeia Rondônia, para diagnosticar a Covid-19, foi realizada de 3 a 9 de junho em todos os municípios.
Fotos: Arquivo HRE