Por Assessoria/Prefeitura
Publicada em 25/06/2020 às 11h49
A terceira fase da campanha de vacinação contra a gripe acaba na terça-feira, 30 de junho. Desde o início da campanha, em 25 de março, já foram vacinados mais de 21 mil vilhenenses. A meta é imunizar mais de 23 mil pessoas e, para tanto, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) reforça o alerta para que os seguintes públicos-alvos, que ainda precisam atingir a meta de imunização: mamães com bebês de até 45 dias, crianças de seis meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes e doentes crônicos.
De acordo com a coordenadora do Setor de Imunização da Semus, Suely Aparecida, estes foram os três públicos-alvos desta 3ª etapa de vacinação. “A Prefeitura recomenda mais fortemente que procurem os postos de saúde para serem imunizados. Embora essa vacina não proteja contra o novo coronavírus, é vital no combate à pandemia que as pessoas não estejam doentes por causas respiratórias para que o sistema de Saúde consiga atender a todos sem estar sobrecarregado”, explica a coordenadora.
A vacina é capaz de proteger as pessoas contra três tipos de gripe: H1N1, H2N3 e influenza B. Ela é aplicada nos postos de saúde do município: Liro Hoesel (Cristo Rei), Industrial (5º BEC/Setor Industrial), Afonso Mansur (Jardim Eldorado), Carlos Mazala (Setor 19), Leonardo Alves de Souza (Alto Alegre) e Vitalina Gentil dos Santos (São José), das 7h às 18h. Já a unidade do Setor 12 realiza a vacinação das 7h às 13h.
A Semus orienta para que as pessoas se dirijam até os postos de saúde usando máscaras e que respeitem o distanciamento social, para evitar possível contaminação. Para a proteção dos pacientes foram implantadas faixas de distanciamento, álcool em gel em todas as unidades e profissionais de Saúde capacitados para prestar orientações na recepção dos postinhos.