Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 03/06/2020 às 15h04
Testes – Esta semana o deputado estadual Chiquinho da Emater (PSB-Cabixi) cobrou da tribuna da Assembleia Legislativa (Ale) o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB), com razão, a realização de exames a pacientes com sintomas de coronavírus na rede pública de saúde do município. Segundo Chiquinho, as pessoas ligam nos telefones disponibilizados, buscam atendimento nas unidades de saúde, “mas não conseguem nada”. Devido a inércia da saúde pública municipal, as pessoas que estão com os sintomas da pandemia e dependem dos testes ficam desesperadas, pois sabem que estão lutando contra a morte. O deputado alerta que é necessário encontrar uma solução para o impasse.
Testes II – A teimosia ou incompetência não está, apenas na rede pública de saúde municipal, mas a estadual também tem sérios problemas. Já ficou bem definido, que a pandemia está se transformando em endemia. Se não há vacina teremos que conviver com o vírus e procurar evitá-los constantemente. O caminho mais curto para se constatar a contaminação são os testes rápidos, que devem ser feitos a quem apresente os primeiros sintomas e, em caso positivo, isolá-lo, examinar as pessoas de sua convivência e medicá-lo. Há cura, mas a pandemia tem que ser detectada antes do avanço da contaminação. Quando ela está em estado avançado as possibilidades de sobrevivência são reduzidas.
Testes III – O prefeito Hildon Chaves, que vem realizando uma administração elogiável com ações positivas em várias frentes poderia priorizar a saúde pública neste momento difícil para a população. Esperar por ações do governo do Estado é dar um salto no escuro, pois o governador Marcos Rocha (PSL) e o secretário da Sesau (Saúde) Fernando Máximo pregam o caos afirmando que não existem leitos UTIs, que o efetivo dos profissionais de saúde é diminuto assustando e cobrando atitude da população, mas não fazem o dever de casa, que é investir no teste para se evitar a internação, período em que a contaminação já é elevada e favorece o óbito. Recursos financeiros estão disponíveis, inclusive para compras superfaturadas, sem licitação devido ao momento de calamidade pública, mas devem ser aplicados corretamente.
Emergência – Outro problema sério do governo do Estado no combate e controle do coronavírus é ignorar o amplo espaço físico existente no Hospital de Base (HB), em Porto Velho, nossa referência em medicina, necessitando, apenas de adaptações e equipamentos e de ignorar a construção em tempo recorde e custo reduzidíssimo de um Hospital de Campanha para atender vítimas da pandemia. E não seria –como não será– nenhum demérito pedir apoio para unidades do Exército instaladas em Rondônia, que certamente têm condições de contribuir de forma efetiva e rápida na implantação de um centro médico de emergência. Talvez seja, porque a ação do Exército, não dependa de recursos financeiros do saco sem fundo dos cofres da Nação em razão do decreto de calamidade pública, onde pode quase tudo e não se exige quase nada. É o fim da rosca...
Theobroma – A cabeceira da ponte sobre o rio Soledade, que estava comprometida e colocando em risco a vida de motoristas e ocupantes de veículos, que circulam em grande número pela RO 464, região de forte produção agrícola, pecuária e importante bacia leiteira está sendo recuperada. A deputada Cassia Muleta (Podemos-Jaru) formulou indicação ao governo do Estado, imediatamente atendida. Segundo a deputada Cassia, os trabalhos de recuperação estão sendo desenvolvidos, mesmo com o momento difícil, quando o mundo enfrenta o desafio de deter o avanço do coronavírus, pandemia que continua fomentando óbitos no planeta.
Respigo
Moradores da região polarizada pelo Colégio Tiradentes, localizado no cruzamento das avenidas Imigrantes e Rio Madeira em Porto Velho têm disponíveis a partir desta semana serviços bancários 24 horas. Foi instalado na filial do Supermercado Nova Era, antigo Centro Norte, na Imigrantes um Caixa Eletrônico 24 Horas +++ Antes a população da região tinha como opção mais próxima os caixas eletrônicos do Porto Velho Shopping, que está fechado há meses devido a pandemia. A nova facilidade chega em boa hora em momento onde a tecnologia é fundamental no dia-a-dia das pessoas +++ A pandemia não inibiu a Polícia Federal (PF) de realizar seu importante trabalho. Nas últimas semanas várias operações já foram realizadas em Rondônia e também em outros estados +++ Hoje (3) por exemplo, está sendo desenvolvida desde as primeiras horas da manhã a Operação Ninametsa contra criminosos ambientais de Extrema, Distrito de Porto Velho e em Ariquemes. Os corruptos, criminosos ambientais e de outros segmentos, que se cuidem, pois, a PF tem realizado operações em Rondônia praticamente todas as semanas +++ E pelo andar da carruagem a previsão é de mais e maiores investidas contra os amigos do alheiro público. O semáforo está com a luz amarela acesa para os corruptos, principalmente.