Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 17/06/2020 às 15h04
Eleições – Lideranças partidárias do Congresso Nacional (senadores e deputados) decidiram que as eleições municipais deste ano, que elegerão os prefeitos, vices e vereadores, marcadas para outubro serão realizadas somente novembro próximo. Havia até uma mobilização para que fossem adiadas para dezembro, mas as lideranças chegaram a um consenso e as eleições serão ocorrerão em primeiro turno no dia 15 de novembro e nos municípios onde houver a necessidade de segundo turno, 29 de novembro. Em Rondônia, apenas Porto Velho, com mais de 300 mil eleitores (o mínimo é 200 mil) poderá ter eleições em dois turnos.
Eleições II – O coronavírus, pandemia que mobiliza o mundo e continua provocando milhares de óbitos forçou o adiamento das eleições municipais deste ano. A princípio as convenções continuam marcadas para o período de 20 de julho a 5 de agosto, inclusive com a possibilidade de serem realizadas online, caso a pandemia continue exigindo o máximo de prudência da população, para que a propagação não seja, ainda, maior. No caso das eleições em segundo turno, os eleitos terão pouco mais de 30 dias para organizarem as equipes de governo porque a posse dos eleitos será no dia 1º de janeiro do próximo ano.
Idaron – As ações de fiscalização e orientação da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia-Idaron são necessárias e não podem sofrer solução de continuidade, mas não é preciso utilizar o “excesso de zelo” com pequenas agroindústrias da Região do Café. Houveram mudanças como a necessidade de declarar o abate de carne suína, a exemplo do que ocorre com a carne bovina. Devido a isso a fiscalização da Idaron está fechando as pequenas agroindústrias ao indício da menor irregularidade. Orientar e notificar sobre as novas determinações e conceder prazo para adaptação são fundamentais, pois estamos passando por um momento único, e difícil no mundo. A lista para regularização é grande e difícil de ser cumprida devido à situação excepcional que a humanidade enfrenta. Tudo é mais difícil, por isso, prudência e caldo de galinha não fazem mal a ninguém...
DER – O novo diretor geral do DER-RO, Elias Rezende foi sabatinado e aprovado pelos deputados estaduais membros da Comissão de Transportes e Obras Públicas da Assembleia Legislativa (Ale) e deverá ser empossado, ainda, esta semana pelo governador Marcos Rocha (PSL). Rezende tem um desafio enorme pela frente, pois a malha viária do Estado, seja a pavimentada, ou que deveria estar, e a de leito natural estão comprometidas e sem condições para um trânsito seguro. A passagem do coronel Erasmo Meireles foi péssima e demonstrou o seu total desconhecimento com o cargo que a ele foi confiado.
Futuro – A expectativa é que o novo titular do DER-RO, que é advogado, mas com passagem positiva no comando da Sedam (Desenvolvimento Ambiental) possa resolver o grave problema da malha viária de Rondônia, um Estado vocacionado para a agricultura, pecuária e leite e dependente de boas estradas. Se há muita esperança de sucesso de Rezende, a passagem de Meireles não deixa saudades: “respeito o governador Marcos Rocha, mas a gestão do coronel Meireles no DER foi desastrosa. Mas, confio que o Elias Rezende terá a liberdade para conduzir a sua equipe de gestão no DER, pois goza de prestígio e da confiança do governador. Por outro lado, o Legislativo tem um papel importante e quando os deputados levam suas demandas, em nome da população, precisam ser respeitados", disse o presidente da Ale, Laerte Gomes (PSDB/Ji-Paraná) na reunião da Comissão de Transporte.
Respigo
Amanhã (18) seria feriado em Rondônia em razão do Dia do Evangélico. O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a Lei nº 1.026/2001 é inconstitucional, por isso o Tribunal de Contas de Rondônia-TCE terá atividade normal na quinta-feira assim como os demais órgãos públicos +++ Sem verbas públicas e contando, apenas com o apoio das pessoas de bem, o jornalista e titular do programa Repórter Cidadão, levado ao ar aos sábados, às 14h, pelo Canal 25 (TV Cultura) vem ajudando muitas pessoas neste momento difícil proporcionado pelo coronavírus. Semanalmente inúmeras famílias dos bairros de menor poder aquisitivo estão sendo ajudadas por Lima Neto com cestas básicas, dentre outras ações de apoio carentes que estão em dificuldade até para se alimentar +++ O trabalho social de Lima Neto sempre ocorreu e agora com maior intensidade, porque nunca as famílias carentes passaram por momentos tão difíceis como o atual. Caso 10% da população tivesse a mesma iniciativa não teríamos os milhares de bolsões de pobreza onde os moradores têm dificuldades até para beber água potável +++ No início da semana 11 pessoas foram presas em Ji-Paraná flagradas com mais de R$ 30 mil em notas falsas local onde funcionava um minilaboratório. Os bandidos já haviam distribuídos mais de R$ 100 mil em notas falsificadas, por isso, o máximo de cuidado ao receber dinheiro +++ Se já está difícil ganhar, pior é receber nota falsa. Seja criterioso quando receber dinheiro.