Por G1
Publicada em 16/06/2020 às 15h01
Grupos violentos invadiram um protesto pacífico de trabalhadores da saúde em Paris nesta terça-feira (16), informou a polícia. Eles viraram ao menos um carro e lançaram projéteis contra policiais, segundo a Reuters.
Os profissionais de saúde protestam nas cidades de todo o país para exigir melhores salários e mais investimentos no sistema hospitalar público da França, considerado um dos melhores do mundo, mas que luta para lidar com um fluxo de pacientes com vírus após anos de cortes de custos, de acordo com a Associated Press. A França já registrou quase 30 mil mortes por causa do novo coronavírus.
Pouco depois, a tropa de choque da polícia montou formação em um dos lados da esplanada dos Inválidos e disparou gás lacrimogêneo para dispersar a multidão. Os bombeiros apagaram fogo de uma lixeira que havia sido incendiada.
"Grupos violentos estão tentando interromper um protesto pacífico dos trabalhadores da saúde", tuitou a polícia de Paris.
Junto ao tuíte, havia imagens em vídeo de vários manifestantes empurrando um carro capotado no meio de uma avenida da capital francesa.
Um segundo vídeo divulgado nas redes social, cuja origem não pôde ser verificada pela Reuters, mostrou manifestantes, com o rosto coberto por máscaras, empurrando uma van branca antes de quebrar as janelas do veículo.