Por Rondoniadinamica
Publicada em 02/06/2020 às 10h38
Porto Velho, RO – O senador de Rondônia Marcos Rogério, do DEM, deu entrevista à Rádio Senado justificando projeto que visa reduzir a jornada de trabalho e os salários dos trabalhadores, a depender de convenção entre eles, em até 70%.
Isto enquanto perdurar o Estado de Calamidade Pública suscitado em decorrência da pandemia do novo Coronavírus (COVID-19/SARS-CoV-2).
Essa redução de jornada/salários pode ser concretizada em valores que passam por 25%, 50% e até 70%, de acordo com a veiculação institucional.
OUÇA:
Além disso, em alguns casos excepcionais não esmiuçados também será possível suspender contratos de trabalho.
Em contrapartida, o governo federal, hoje comandado pelo presidente da República Jair Bolsonaro, deverá subsidiar parte da renda perdida por esses profissionais atingindos eventualmente tanto pela redução da carga quanto por conta da diminuição do salário.
Marcos Rogério, do DEM, justificou o intento:
“É preciso ainda facultar aos empregadores que negociem a redução proporcional de jornada e salário com seus talhadores”.
Em seguida, pontuou:
“Isto, é claro, mediante ajuste com seus trabalhadores e subsídio parcial do governo”.
Outro senador, Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, já alertou que o governo federal não está organizado para colocar em prática os programas para auxiliar as empresas e os trabalhadores.
“Agora, o governo federal tem de agir rápido. O dinheiro tem que chegar na ponta, onde estão os mais pobres, os que mais precisam. São milhões de brasileiros que estão pedindo socorro”, sacramentou.