Por Assessoria/UNIR
Publicada em 13/06/2020 às 09h19
O diretor do Núcleo de Tecnologia (NT) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), professor doutor Petrus Luiz de Luna Pequeno, realiza a criação e o desenvolvimento de protótipo de câmara de baixo custo para desinfecção e descontaminação em ambientes de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), com apoio da Grande Loja Maçônica do Estado de Rondônia (Glomaron). O projeto tem como objetivo a diminuição de contaminação de profissionais da área da saúde A principal aplicação seria na descontaminação de vestimentas dos profissionais que atuam em ambiente hospitalar antes da desparamentação.
A protótipo foi batizado como "BOXDESC - Scorpion", devido ao seu sistema ser semelhante ao de um escorpião. Sua estrutura é elaborada para desinfecção por completo dos profissionais que estão em exposição ao vírus, pois em levantamentos feitos pela equipe de desenvolvimento do projeto indicam um número de contaminação de 50 a 90%.
O protótipo em desenvolvimento tem custo médio três mil reais por unidade, enquanto alguns equipamentos disponíveis no mercado tem custo atual entre dez mil e 30 mil reais. A Anvisa está avaliando a eficácia desses equipamentos. Por tal razão, é importante o trabalho desenvolvido pelo professor Petrus Luna, pois poderá ajudar a desenvolver tecnologias que poderão contribuir com os enfrentamentos à COVID-19, sendo implementado conforne aprovação das autoridades competentes.
Os desenvolvedores têm como intuito que entes públicos (hospitais federais, estaduais e municipais), possam em parceria adquirir os matérias necessários para que, em breve, sejam montados gratuitamente pelo NT/UNIR. O tempo médio necessário para montagem é de 4 dias e a vida útil do equipamento é estimada em até 10 anos.