Por Gazeta Central
Publicada em 05/06/2020 às 13h26
Uma pequena plantação de girassol no Campo Experimental da Embrapa na Estância Turística de Ouro Preto do Oeste vem encantando e chamando a atenção de quem passa pelo local. A belíssima paisagem tornou-se um ponto turístico da cidade, proporcionando aos visitantes um lindo cenário para fotografias.
Os coloridos girassóis encantam os olhos de quem passa próximo à plantação e muitos não resistem em tirar uma foto e, principalmente, uma self para eternizar a impressionante beleza das flores, consideradas por muitos as mais bonitas do mundo.
Para a infelicidade de todos, a flor do girassol dura em média apenas 15 dias, e no período chuvoso pode chegar até 25 dias. Portanto, é mais um motivo para aproveitar e visitar a plantação e tirar lindas e inesquecíveis fotos.
A plantação
De acordo com o chefe do Campo Experimental da Embrapa de Ouro Preto do Oeste, Pedro Bento de Morais Júnior, a plantação de girassol e de crotalária ocorreu no dia 20 de abril e teve como intuito embelezar a frente do Campo da Embrapa e, ao mesmo tempo, realizar a correção do solo, de onde foram retiradas árvores após ter sido concluído e avaliado um experimento de floresta.
Informou que na mesma área também serão implantados novos experimentos, como por exemplo, o plantio de ensaio de braqueares para verificar qual se desenvolve em nossa região para utilização do gado leiteiro.
O girassol
Segundo o pesquisador e engenheiro agrônomo da Embrapa, Vicente de Paulo Campos Godinho, o girassol, além de ser uma planta muito bonita, é tolerante à seca, tem um sistema radicular agressivo e trás ao solo melhores condições para outras culturas, além de ser utilizado como óleo, que é muito mais nobre que o produzido por soja. A planta também serve para alimentação de pássaros e outros animais.