Por Assessoria/Prefeitura
Publicada em 03/06/2020 às 09h24
Com a demanda crescente por atendimento de casos suspeitos do novo coronavírus (Covid-19), a Prefeitura de Ariquemes, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSAU), readequou a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Setor 9, para funcionar como unidade satélite do Centro de Afecções Respiratórias (CAR) e atender as pessoas com casos suspeitos da Covid-19, a partir desta terça-feira (2).
Na prática, as consultas e atendimentos ambulatoriais realizados atualmente no CAR serão gradativamente realocados para a UBS do Setor 9.
“Na medida que vem aumentando o número de casos, a busca pelo atendimento primário tem crescido significativamente, por isso a necessidade de readaptarmos uma nova unidade para dar conta dos atendimentos primários. A ideia é que tenhamos essa unidade satélite neste primeiro momento e depois a gente vai criando outras.” Explicou o Secretário Adjunto da SEMSAU, Fabrício Smaha.
A princípio, a UBS do Setor 9 foi escolhida para ser a primeira unidade satélite do CAR por estar localizada no bairro mais populoso do município e consequentemente concentrar o maior número de casos confirmados.
De acordo com a SEMSAU, os atendimentos que eram realizados na UBS do Setor 9 foram transferidos para outra unidade.
“Os atendimentos de estratégia de saúde da família, como atendimento para hipertenso, diabéticos e gestantes foram deslocados para a UBS do Setor 10. Estamos entrando em contato com essas pessoas acompanhadas na unidade para informá-las sobre a mudança. A UBS do Setor 10 já foi organizada para receber essa estrutura e, por ser a mais próxima, facilitará no deslocamento destes moradores.” Detalhou Smaha.
PROCESSO SELETIVO
Após ser encaminhado ao legislativo municipal, os vereadores aprovaram em sessão ordinária, na última segunda-feira (1°), o Projeto de Lei n° 2.976/2020, para a abertura de um processo seletivo simplificado que visa a contratação em caráter emergencial e temporário de 98 profissionais na área da saúde, que atuarão diretamente no combate ao Covid-19.
As vagas disponíveis serão para médicos clínicos gerais, enfermeiros, fisioterapeutas, pediatras, radiologista, farmacêuticos, técnicos de enfermagem e técnicos de laboratório. A expectativa da SEMSAU é de que até o dia 20 de junho aconteça as convocações dos profissionais.