Por Assessoria/Prefeitura
Publicada em 04/06/2020 às 09h17
Testagem é voltada às pessoas que estejam sentindo os sintomas da doença há, pelo menos, sete dias. Equipes da SEMSAU também estão realizando os testes em funcionários de estabelecimentos.
A Prefeitura de Ariquemes, através da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSAU), iniciou nesta semana a realização dos testes rápidos em massa para detectar casos do novo coronavírus (Covid-19), no município. O Secretário da SEMSAU, Marcelo Graeff, explica que os testes estão sendo aplicados em duas frentes.
“A primeira frente, acontece em frente a Farmácia Municipal e é voltada para as pessoas que estejam com os sintomas da doença (febre, tosse seca, dor de garganta, dificuldade para respirar) há, pelo menos, sete dias. Após a coleta do material, o resultado é divulgado em 15 minutos. A segunda frente acontece no comércio, nas localidades com maior circulação, para que a gente consiga fazer a testagem nos funcionários desses estabelecimentos e termos um resultado mais efetivo.” Detalhou.
Os testes foram adquiridos pelo Governo do Estado, o qual enviou 10.000 unidades para os municípios que compõem a região do Vale do Jamari. Deste total, 1.200 testes foram direcionados para Ariquemes. Para garantir a segurança e organização das filas durante a testagem, o trabalho é realizado com o apoio do Exército Brasileiro.
“O principal objetivo dessa testagem rápida em massa na população é para que a gente consiga identificar alguns casos com agilidade e evitar a propagação do vírus.” Avaliou o Secretário Regional da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPOG), Euclides dos Santos Pinto.
A expectativa da SEMSAU é de que nos próximos dias o município receba outros 2.800 testes rápidos, para que a secretaria amplie a oferta do serviço e leve para locais com maior circulação de pessoas.
TESTAGEM RÁPIDA NOS COMÉRCIOS
Desde a última terça-feira (2), duas equipes específicas da SEMSAU estão visitando os estabelecimentos para fazer a coleta do material e aplicação dos testes rápidos. A empresária Viviane Garcia comenta que a medida serve para reforçar a segurança dos funcionários e dos clientes.
“A gente fica satisfeito em saber os testes estão sendo utilizado de uma forma em que a população esteja realmente fazendo parte disso. O que mais importa nesse momento é manter a saúde do pessoal que trabalha nas lojas, para estender essa segurança aos clientes”. Comentou