Por Assessoria/Prefeitura
Publicada em 12/06/2020 às 10h36
As Secretarias Municipais de Agricultura, Indústria e Comércio (SEMAIC) e Meio Ambiente (SEMA), realizaram, na última semana, o acompanhamento de uma das propriedades rurais atendidas pelo programa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) que em parceria com a Prefeitura e Sindicato Rural de Ariquemes, presta Assistência Técnica e Gerencial (ATEG) voltada aos produtores de cacau, no município.
A propriedade visitada é do produtor Antônio Soares. Ele conta que antes da ATEG, sua área de cacau Agroecológico estava com baixa produtividade, mas com a aplicação das técnicas de produção, passou a realizar tratos culturais como poda e adubação em seu plantio, o que resultou em melhora significativa na produção do fruto.
O engenheiro agrônomo e técnico do SENAR, Joalisson Gonçalves, explica que o processo consiste no releamento da copa através de poda de galhos, aumentando a luminosidade no tronco e galhos do cacaueiro, na proporção que a luz do sol atinja o solo, fator que estimula a produção de mais frutos por árvore.
“Além disso, no acompanhamento técnico foi realizado a análise de solo e a calagem para correção do PH do solo, bem como a adubação com NPK e micronutrientes. A planta respondeu positivamente aos tratos culturais onde a capacidade produtiva de sua lavoura cacaueira praticamente dobrou.” Concluiu.