Por TJ-RO
Publicada em 24/06/2020 às 12h28
Temas como violência doméstica, violência sexual infantil e adoção marcaram a participação de profissionais do Núcleo Psicossocial-Nups, da comarca de São Miguel do Guaporé, na programação de rádios locais e lives no Facebook. Levar informação à população durante o período de isolamento social é uma das ações realizadas pelo Tribunal de Justiça de Rondônia, com o objetivo de minimizar os efeitos colaterais da pandemia de covid-19.
Além de participações anteriores nas rádios locais, para falar de assuntos como violência sexual infantil e adoção, a psicóloga Thayssa Santini e a assistente social Jucerlânia Ribeiro participaram, recentemente, de lives no Facebook, com abordagens sobre a violência doméstica e familiar contra a mulher. Elas contaram com a colaboração do servidor Romário Sejka, chefe do Serviço de Atermação da comarca, que falou sobre a Lei Maria da Penha.
No dia 9 deste mês, as entrevistas foram no “Jornal do Povo”, transmitido pela Rádio Verdes Matas, FM 87.9, e no perfil de Facebook do jornalista Léo Rodrigues. Já no dia 19 de junho, a transmissão foi ao vivo, pelo perfil do radialista Adolfo de Almeida e pela Associação Comunitária de Radiodifusão/Estúdio “A” FM. Atendendo às medidas de segurança, as participações ocorreram pelos meios de videoconferência e chamada telefônica, respectivamente.
Para os profissionais, essas participações são muito importantes para levar informação à população, principalmente neste momento crítico de pandemia, no qual as mulheres, que correm risco de violência doméstica, ficam, ainda, mais vulneráveis.