Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 02/06/2020 às 15h11
Saudades – Dia muito triste. Hoje estão sendo completados cinco anos que meu querido e amado Pai, Jurandyr Costa, partiu. Deixou exemplos, que foram fundamentais na nossa família para todas as gerações. Não temos irmãos, filhos, netos, ninguém dependente de drogas, de bebidas alcoólicas, criminosos, marginais. Graças a Deus, a Ele e a minha não menos querida e amada Mae, Maria de Lourdes, a Dona Nanza. Somos uma Família realmente abençoada, que conseguiu, cada um na sua labuta superar a todos os problemas, mesmo com as perdas trágicas e prematuras do meu irmão Waldemir (Tico) e da sobrinha Patrícia. Nossa mãe, que completou recentemente 91 anos continua firme e forte, mas a exemplo de nós, sentiu muito a falta do Seu Jura. Que Deus esteja sempre junto Dele. Saudades querido, amado e idolatrado pai.
Instabilidade – O momento no mundo é de apreensão, ainda, devido ao coronavírus, pandemia que continua matando humanos sem que se consiga uma vacina. Mas o Brasil está em momento dos mais delicados e não muito distante de um caos social, como vive, hoje, a Venezuela, país vizinho. A esquerda radical, que nunca se mobilizou democraticamente, mas sempre com atos violentos, agressivos, está criando um clima de instabilidade que poderá se tornar uma guerra civil. As badernas dos últimos dias, consideradas por boa parte dos nossos “grandes” veículos de comunicação como “Manifesto pela democracia” com violência e baderna, são preocupantes.
Instabilidade II – O Brasil tem um Congresso Nacional omisso, que não legisla, a não ser em benefício próprio ou de segmentos, facções, grupos; um Supremo Tribunal Federal (STF) comprometido com a maioria dos seus membros mais preocupada com aparições midiáticas, libertar condenados, que fazer Justiça e um Executivo estabanado, quando deveria ser mais habilidoso e estratégico, pois enfrenta uma oposição, que se preparou muitos anos para não perder o poder, mesmo hoje estando fora dele, pela força do voto. A situação nos bastidores não é das mais confortáveis e com possibilidades de desdobramentos perigosos.
UTIs – A estabilidade emocional da maioria da população não é das melhores devido à ação agressiva da pandemia sem que se consiga represar a ação do vírus, que em muitos casos é letal. E o que também preocupa é o governo do Estado, através do secretário da Sesau (Saúde) Fernando Máximo dizer em entrevista coletiva, que os leitos UTIs em Porto Velho estão no limite, com 96% de ocupação aumentando a ansiedade e medo da população. Segundo Máximo, ”esse é o limite do limite. Nós pedimos a conscientização das pessoas, infelizmente tem alguns que ainda não têm noção que tem gente morrendo, internados em estado grave, nós precisamos da conscientização de todos. Isso é responsabilidade social”.
UTIs II – a preocupação do secretário é pertinente, mas não basta clamar conscientização do povo é preciso fazer mais e melhor. Boa parte da população é sim reticente e difícil de absorver medidas restritivas. Também é importante saber, que é o povo, que mantém todo o sistema governamental, seja municipal, estadual ou federal, através do pagamento de impostos, tributos, taxas, quase todos de forma compulsória. No caso do Estado, toda a estrutura governamental é mantida pelo povo, que é o patrão de todos. Não basta cobrar do “patrão”. É necessário fazer mais, muito mais, para que a pandemia não continue matando, inclusive priorizando os testes rápidos, que evita internações, ocupações de UTIs e óbitos. A contaminação diagnosticada em fase inicial pode ser curada em casa com medicamentos e isolamento. Cobrar é bom, prestar serviço de qualidade é melhor, pois é bem pago para isso...
Respigo
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu esta semana R$ 2.034.954.824,00 do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, mais conhecido como Fundo Eleitoral. Os mais de R$ 2 bilhões serão distribuídos aos partidos políticos e aplicados na campanha eleitoral deste ano, nas eleições adiadas de outubro para dezembro próximo ++++ Na ocasião serão eleitos os novos prefeitos, vices e vereadores, diplomados e empossados a partir de janeiro do próximo ano. De acordo com o TSE, 30% dos recursos serão destinados às candidaturas femininas +++ É muito dinheiro. Os valores do Fundo Eleitoral são oriundos do Orçamento da União (dinheiro do povo) em anos eleitorais +++ O Brasil tem hoje, legalizados, 33 partidos políticos. E mais de 70 esperando pelo registro +++ Política no Brasil é realmente “um bom negócio”. E durma-se com um barulho desse +++ O atual período de verão amazônico (seca) em Rondônia, ainda, não provoca mudanças na natureza. Nos últimos dias o rio Madeira vem mantendo o nível de água em torno de 17 metros o que é muito bom para a navegação