Por Cleuber Rodrigues Pereira/Secom
Publicada em 01/06/2020 às 13h31
Numa ação conjunta com todos os órgãos de segurança pública no estado, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria Estadual de Justiça (Sejus), está oferecendo e mantendo a seus servidores uma série de serviços de saúde com o apoio da Policlínica Oswaldo Cruz (POC), que vão de consultas médicas rotineiras a testes rápidos e exames de infecção pelo novo coronavírus (Covid-19).
Pelo menos 100 servidores da Secretaria de Justiça já se beneficiaram desta iniciativa dos órgãos de segurança pública de Rondônia, segundo informou na segunda-feira (1) a gerente de saúde da Sejus, Míriam Muniz, destacando que a proposta do atendimento geral foi da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), que definiu com a POC a disponibilização de 20 das 80 consultas diárias especificamente para os servidores da segurança pública.
Segundo ela, o projeto prevê o atendimento de rotina com 20 consultas (testes rápidos e exames), específicos para os agentes públicos da Secretaria de Segurança (Sesdec), Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e Polícia Rodoviária Federal (PRF) que se uniram para o combate à pandemia da Covid-19, numa junção de esforços para otimizar o atendimento aos seus servidores, com consultas e testes.
Com este objetivo, a PRF disponibilizou uma servidora da administração, a PM ofereceu médicos e profissionais de saúde para coleta de testes rápidos, e a Sejus está contribuindo com profissionais de enfermagem para coleta de exames RT-PCR (detecção da Covid-19) na Policlínica Oswaldo Cruz, tudo com o apoio da Secretaria da Saúde.
Importa destacar que, atualmente, conforme dados da Sejus, o Sistema Penitenciário do Estado tem 24 casos confirmados da doença entre seus servidores, sendo 19 em Porto Velho, dois em Ji–Paraná, um em Ouro Preto do Oeste, um em Ariquemes e um caso de Covid-19 em Vilhena.
A gerente de Saúde da Sejus, Míriam Muniz, disse que neste ponto há uma orientação direta do governador Marcos para que sejam redobrados os esforços pela saúde dos servidores, e por isso ela chegou a fazer uma espécie de apelo a todos, pedindo que se mantenham informados. Para agendar atendimento ou se informar os servidores devem ligar para 0800 642 5398 e 0800 747 1010, ou se comunicar por mensagens de e-mail para [email protected].