Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 17/07/2020 às 14h35
Maracanã – E as eleições de novembro a prefeito, vice e vereador, confirmadas pela Justiça Eleitoral vêm aumentando o número de pretendentes a cargos públicos eletivos na capital e no interior. Quem está se preparando para enfrentar as urnas é o conhecido e carismático Carlinhos Maracanã, de Porto Velho, que tem amplo trânsito nos meios culturais, artísticos (escolas de samba, boi-bumbá, quadrilhas) e agora também adentrando a política partidária. Filiado ao Pros, Maracanã disse que é pré-candidato a vereador em Porto Velho e já se prepara para as convenções que serão realizadas no período de 31 de agosto a 16 de setembro. Se um terço dos amigos votarem nele certamente será o vereador mais bem votado da capital. Quem viver verá...
Biometria – O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Roberto Barroso comunicou, esta semana, que não teremos a identificação do eleitor pela biometria, nas eleições municipais de novembro próximo como em eleições anteriores. Segundo o ministro Barroso, a biometria atrasa em 70% o processo de votação e contribui para o prolongamento e demora nas filas para acesso às urnas eletrônicas e favorece a aglomerações, que devem ser evitadas neste período de luta contra o coronavírus. Outro problema é o álcool gel, que danifica o equipamento de biometria.
Salários – Desde o último mês de março que o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB), preocupado com o reconhecimento do coronavírus como uma pandemia, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), vem antecipando o pagamento dos salários dos servidores municipais. Em junho os salários foram pagos dentro do cronograma normal, mas acrescidos de 50% do 13º. Os salários deste mês serão pagos no próximo dia 24, o que deverá provocar um aquecimento na economia local. Para quem não sabe, Hildon não recebe salários, para exercer seu trabalho de prefeito. Todos os meses seus vencimentos como prefeito são distribuídos de forma equitativa pela primeira dama, Ieda a entidades beneficentes do município.
Parceria – A Assembleia Legislativa (Ale), mesmo não estando “afinada” com o governo do Estado, inclusive com a pauta na Casa de Leis trancada, não deixa de cumprir suas obrigações constitucionais, quando convocada. Esta semana os deputados aprovaram em sessão presencial e videoconferência subvenção econômica, por superávit financeiro no corrente exercício para a Companhia de Águas e Esgoto de Rondônia-Caerd, até o valor de R$ 7,5 milhões. Os recursos financeiros são exclusivos para compra de insumos, materiais e equipamentos, após emenda do deputado Ezequiel Neiva (PTB-Cerejeiras), que retirou a parte financeira destinada a pagamento de salários e benefícios aos servidores.
Ariquemes – Impressiona como a política oscila tanto em um dos municípios de maior importância social, política e econômica do Estado, que é Ariquemes. Desde que o prefeito Thiago Flores (PRB) anunciou que não pretende candidatar-se à reeleição, que a variação de nomes, parcerias, promessas são predominantes nos bastidores da política, na terra dos “uru-eu-au-au”; como diz o diretor muito bem informado do site “O Que da Notícia”, Aor Oliveira. O organizado e competente político, deputado Alex Redano (PRB-Ariquemes), articulador em potencial e presidente do partido no município, ainda, espera pelo prefeito Thiago, mas já costura uma aliança com o ex-deputado estadual Tiziu Jidalías, do Solidariedade e o vice-prefeito, Lucas Follador, do DEM. Hoje, sem Flores, a preferência seria por Tiziu.
Respigo
Continuam as reclamações contra as queimadas criminosas no perímetro urbano de Porto Velho, na região do Alphaville. Antes a fumaceira iniciava no finzinho da tarde, mas hoje já ocorre desde a parte da manhã +++ E não se constata ações efetivas de combate ao crime ambiental, que também acaba com os pulmões das pessoas, principalmente os mais idosos e pessoas com problemas respiratórios. Cidadãos com pulmão debilitado, em razão da fumaça criminosa das queimadas são mais sensíveis ao coronavírus, pandemia que em certos casos é letal +++ A Prefeitura de Vilhena colocou à disposição dos servidores de saúde do município a invermectina, para ser utilizada de forma profilática (preventiva) na luta contra o coronavírus. Os servidores, cerca de 800 estão sendo avaliados e os que desejarem e o médico receitar, de acordo com as condições de saúde das pessoas testadas receberão o medicamento +++ Sol forte e calor em torno de 33 graus no início da tarde de hoje (17) em Porto Velho. A sensação térmica chegou a 35 graus, e somente uma forte brisa amenizava a situação.