Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 02/07/2020 às 15h14
Ji-Paraná – Com a definição esta semana, pelo Congresso Nacional do adiamento das eleições municipais (prefeito, vice e vereador) de outubro para novembro próximo a mobilização para escolha dos nomes que estarão na disputa ganha força. O segundo maior colégio eleitoral de Rondônia, Ji-Paraná, há tempo tem nomes expressivos que se apresentaram como pré-candidatos. O prefeito Marcito Pinto (PDT) vai para a reeleição, mas tem outros nomes com enorme força política, como o presidente da Assembleia Legislativa (Ale), Laerte Gomes (PSDB/Ji-Paraná), o colega deputado Jhony Paixão (PRB), o médico João Durval (PP) e o ex-vereador Isaú Fonseca (MDB). É um grupo seleto de bons pré-candidatos.
Ji-Paraná – O jovem advogado e ex-vereador Lincoln Astrê, filiado ao PRTB, presidido nacionalmente pelo vice-presidente da República, Hamilton Mourão decidiu com o apoio do deputado federal Coronel Chrisóstomo Moura (PSL-RO) lançar-se pré-candidato a prefeito de Ji-Paraná. Lincoln teve passagem das mais positivas pelo legislativo municipal e, após um período afastado da política partidária devido ao acúmulo de trabalho na advocacia, retorna para concorrer à sucessão do prefeito Marcito. Como as eleições foram confirmadas para este ano os pré-candidatos devem correr contra o tempo, pois as convenções, que podem ser virtuais, para definição dos candidatos serão realizadas no período de 31 de agosto a 16 de setembro.
Prefeitos – Não é apenas o presidente da Ale, deputado Laerte Gomes (PSDB/Ji-Paraná) que está insatisfeito com o decreto do governo do Estado limitando a atividade comercial em 23 dos 52 municípios de Rondônia desde a última quarta-feira (1º) por 14 dias. Cacoal e Ariquemes, por exemplo, garantem que estão em condições de não só manter o controle da pandemia, como disponibilidade de UTIs com respiradouros, para atendimento à demanda aos casos de maior gravidade. Com o comércio estagnado e a economia retraída e fica difícil administrar um município, que não arrecada, porque não há movimentação financeira.
Prefeita – A informação esta semana do colega Sérgio Pires, que assina a coluna “Opinião de Primeira” na maioria dos sites da capital e do interior, inclusive no Rondônia Dinâmica, que a vereadora de Porto Velho, Cristiane Lopes (PP) está se afastando de suas atividades na TV, onde mantém programa há mais de 7 anos, porque estará enfrentando às urnas em novembro próximo, como pré-candidata a prefeita da capital é da maior importância. A jovem Cristiane é uma das mais ativas e expoentes na atual política de Rondônia. Mesmo sem ter suporte logístico/financeiro foi muito bem votada a deputada federal em 2018 e deverá ser importante opção de voto à sucessão do prefeito Hildon Chaves (PSDB). Sua atuação destacada no legislativo municipal da capital a credencia a buscar novos degraus na política. Quem viver verá...
Senadores – Não foi uma ação das mais sensatas a dos senadores de Rondônia (Acir Gurgacz-PDT, Confúcio Moura-MDB e Marcos Rogério-DEM) que votaram a favor do projeto que visa combater notícias falsas. Nas redes sociais o pau está comendo solto nos chamados “representantes do povo”, inclusive com agressões verbais. Nunca se deve noticiar inverdades, mas para quem comete o crime há leis a serem aplicadas. Agora colocar mordaça na boca do povo é uma atitude nada republicana e totalmente às avessas da democracia e da liberdade de expressão. Não se pode confundir informação com libertinagem, mas há como ignorar meios legais, judiciais para punir quem não se comporta com dignidade. A mordaça é a pior das ditaduras.
Respigo.
Hoje a tempo amanheceu fechado em Porto Velho e com temperatura em torno de 23 graus. Como estamos no verão amazônico (seca) não choveu, apenas uma garoa molhou calçadas e telhados, mas por volta das 12h tudo voltou ao normal e os termômetros já marcavam 30 graus +++ Já está em fase de conclusão o livro “A História da Assembleia Legislativa de Rondônia” pelo advogado e consultor legislativo da Ale-RO, Carlos Manvailer, hoje aposentado. O livro é leitura obrigatória a quem queira conhecer a importância do Poder Legislativo +++ A aprovação do adiamento das eleições de outubro para novembro muda, como já dissemos acima, vários prazos do calendário eleitoral foram mudados como das convenções. O afastamento de apresentadores de rádio e TV também mudou +++ O último dia pelo calendário anterior era dia 29, mas agora é 11 de agosto. A apresentadora de TV e vereadora Cristiane Lopes se afastou no dia 29. Certamente irá rever sua decisão, pois com a mudança poderá ficar no ar até 11 de agosto.