Por France Presse
Publicada em 18/07/2020 às 09h33
O Irã enviou para a França na sexta-feira (17) as caixas-pretas do avião de passageiros ucraniano abatido por engano em janeiro.
O vice-ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohsen Baharvand, informou neste sábado (18) que as caixas-pretas foram transportadas para Paris por autoridades da aviação civil e por um juiz. "O material começará a ser analisado na segunda-feira (20)", afirmou.
As Forças Armadas iranianas reconheceram que abateram "por engano" um Boeing da Ukraine International Airlines, que fazia o trajeto entre Teerã e Kiev, logo após sua decolagem do Aeroporto Internacional de Teerã. Todas as 176 pessoas que estavam a bordo da aeronave, em sua maioria iranianas e canadenses, morreram.
A tragédia aconteceu logo após de o Irã disparar mísseis contra bases militares utilizadas pelos militares americanos estacionados no Iraque em resposta ao assassinato pelos EUA de um general iraniano em Bagdá (Iraque).
Em junho, o Bureau de Investigação e Análise da França (BEA) indicou que o Irã solicitou oficialmente sua assistência técnica para reparar e recuperar os dados das caixas-pretas.
"O governo francês teve uma cooperação muito boa com a delegação iraniana, e por isso agradeço à França", acrescentou Baharvand.
As tarefas devem começar em 20 de julho, de acordo com a BEA.
O ministério iraniano informou em junho que o envio das caixas-pretas havia sido adiado em razão da pandemia do novo coronavírus, que afeta severamente o Irã e levou ao cancelamento da maioria dos voos internacionais.