Por Giuliana Saringer/R7
Publicada em 24/07/2020 às 10h05
O número de brasileiros afastados do trabalho por causa da pandemia caiu para 8,3 milhões na semana de 28 de junho a 4 de julho, de acordo com Pnad Covid19 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), divulgada nesta sexta-feira (24) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Na semana anterior, de 21 a 27 de junho, 10,3 milhões estavam afastados.
A população ocupada e não afastada passou de 69,2 milhões para 71 milhões. Do total, 8,9 milhões (12,5%) estão trabalhando de maneira remota, dado que continua estável em relação a semana anterior.
Taxa de desemprego
A população desocupada foi estimada em 11,5 milhões de pessoas, número menor do que o registrado na semana anterior (12,4 milhões). Com isso, a taxa de desocupação ficou em 12,3% para o período de 28 de junho e 4 de julho, estável em relação à semana anterior (13,1%).
A pesquisa também aponta que cerca de 19,4 milhões de pessoas fora da força de trabalho gostariam de trabalhar, mas não procuraram trabalho na semana por causa da pandemia ou porque não encontraram ocupação no local em que moravam.
Desde 4 de março deste ano, o IBGE está coletando dados para entender o impacto da pandemia no mercado de trabalho e para estimar o número de pessoas com sintomas associados à síndrome gripal. Existem dois tipos de divulgação: a mensal, com os dados acumulados do mês, e a semanal, que considera os impactos em cada uma das semanas. A divulgação desta sexta é a semanal.