Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 20/08/2020 às 14h42
Opções – Nas eleições municipais de novembro próximo, quando serão eleitos prefeitos, vices e vereadores dos municípios brasileiros, dois pré-candidatos (a prefeito) deverão estar entre os mais bem votados no primeiro turno em Porto Velho, pois as eleições na capital dificilmente serão decididas no primeiro turno. A vereadora Cristiane Lopes (PP), comprovadamente, boa de voto, que realiza um trabalho eficiente e organizado no Parlamento Mirim, que já lançou sua pré-candidatura e do deputado estadual Anderson Pereira (Pros) estão entre os nomes novos para disputa da prefeitura e em condições de sucesso nas urnas, pois ambos têm rejeição insignificante junto ao maior eleitorado de Rondônia.
Expectativa – boa parte das conversas nos bastidores giram em torno de Cristiane e Anderson, dois jovens políticos da capital, que se destacaram no segmento nos últimos anos. Anderson era suplente e assumiu com a morte da saudosa deputada Lúcia Tereza de Espigão do Oeste, em janeiro de 2017. Se reelegeu com votação expressiva (mais de 11.400 votos), para quem teve pouco tempo de trabalho no parlamento estadual, pois teve um mandato incompleto, ele é um dos destaques na Casa do Povo, pelo seu trabalho eficiente e de ações coerentes. Já Cristiane é um fenômeno eleitoral. Entrou em 2016 candidata a vereadora, para ajudar a legenda e se elegeu com a maior votação do partido. Em 2018, sem estrutura, mas com mito trabalho de campo, Cristiane conseguiu mais de 20.300 votos para a Câmara Federal. Se tivesse um pouco mais de apoio estaria no Congresso Nacional.
Juventude – São dois jovens, o que é bom para a política, sem mácula e com carreiras políticas recentes, mas responsáveis. Certamente o trabalho realizado, tanto por Cristiane, como o de Anderson terão reflexos positivos nas urnas em novembro próximo. Hoje o eleitor está mais bem informado, com o apoio das redes sociais, que repercute de forma imediata as ações dos políticos. Como ambos estão em ascensão e com amplas folhas de serviços prestados e não folhas corridas, não se tem dúvidas que, caso consigam formatar uma boa nominata de candidatos a vereador nos seus grupos serão nomes difíceis de serem superados nas eleições da capital. Quem viver verá...
Ariquemes – O polêmico e competente profissional de comunicação de Ariquemes, proprietário do site “O Que da Notícia”, Aor Oliveira, postou uma opinião, hoje (20), onde fala sobre o fim da carreira política de dois políticos importantes do município: Ernandes Amorim, o “Caudilho”, que só não foi governador, mas passou pelos cargos públicos de prefeito (duas vezes), vereador, dois mandatos de deputado estadual, deputado federal e senador. Confúcio Moura (MDB), também foi prefeito (dois mandatos), deputado federal governador do Estado (dois mandatos) e hoje senador. Amorim, já “pendurou as chuteiras” e Confúcio, para Aor, fará o mesmo quando terminar o mandato no Senado.
Liderança – O radialista Aor afirmou com conhecimento de causa, que o deputado estadual Alex Redano (PRB) desponta como a nova liderança da região polarizada por Ariquemes. E não deixa de ter razão, pois Redano já foi vereador com reeleição, presidente da câmara, deputado estadual reeleito e já eleito presidente da Assembleia Legislativa a partir de fevereiro do próximo ano. Carla Redano, esposa de Alex se elegeu vereadora e preside o legislativo municipal. Ela deverá concorrer a vice do prefeito Thiago Flores (PRB), que voltou atrás na sua decisão de não concorrer à reeleição. Se depender de organização e estratégia, Aor está correto na análise, pois Redano vem num crescente na política e já pode ser considerado como liderança emergente e sólida na região polarizada por Ariquemes, que em breve será o Polo Graneleiro do Estado.
Respigo
Mesmo com a crise econômico-social provocada em todo mundo pelo coronavírus a organização financeira na Assembleia Legislativa (Ale) está acima da média. O pagamento dos servidores referentes a este mês de agosto já está depositado desde a manhã de hoje (20) +++ A coisa está mesmo bagunçada. Na quarta-feira (19) membros da Secretaria das Finanças-Sefin, do Estado e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreenderam um caminhão carregado de bebidas alcoólicas, que estavam sendo transportadas para Porto Velho, na divisa do Estado com o Mato Grosso, município de Vilhena +++ A informação pode causar dúvidas ao leitor, mas é real. Ao questionarem o motorista sobre a carga de bebidas, ele disse que não tinha nota fiscal (?) +++ Quantos caminhões circulam da mesma forma diariamente pela BR 364? Em tempos de pandemia a fiscalização deve ser ampliada, para garantir arrecadação ao Estado, que tem compromissos financeiros com servidores e fornecedores, dentre outras atribuições +++ Porto Velho tem mais de 7 mil quilômetros de estradas vicinais. O município é maior que alguns Estado e vários países, por isso a decisão de o diretor do DER-RO de retirar máquinas, que estavam dando apoio à prefeitura da capital foi criticada pelo deputado estadual Jair Montes (Avante-PVH), vice-líder no governo na Ale, esta semana, da tribuna da Casa do Povo. +++ O diretor geral do DER, Elias Rezende, disse que não. Afirmou publicamente que os trabalhos continuam +++ Vamos aguardar a próxima semana. Se Jair irá reconhecer que errou e que as críticas não procediam, ou será, ainda, mais contundente na sua cobrança +++ Vento, chuva forte durante cerca de uma hora, por volta das 13h de hoje (20) em Porto Velho, após um mês de seca. Como sempre ocorre em meados de agosto, fim do verão amazônico (seca), vento forte, árvores caídas, casas destelhadas, locais sem energia elétrica, além de trovões e raios assustaram os moradores da capital, mas somente danos materiais.