Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 26/08/2020 às 15h09
Deputado – O ex-presidente da Assembleia Legislativa (Ale), Maurão de Carvalho está se preparando para voltar à política. Maurão tinha uma reeleição garantida a deputado estadual, mas optou por uma candidatura a governador, a convite de lideranças do PMDB, hoje MDB, nas eleições de 2018. Não foi para o segundo pela diferença de 10.001 votos, para Marcos Rocha (PSL), hoje governador, que foi para o segundo turno, com o mais bem votado, na ocasião, Expedito Júnior (PSDB). Apesar de pressionado para concorrer em 2022, Maurão, reluta, mas certamente irá enfrentar as urnas, resta saber se pelo MDB, e a qual cargo. Densidade eleitoral ele tem.
Ariquemes – O MDB deverá disputar as eleições a prefeito de Ariquemes com o ex-secretário de Estado, o advogado Gilvan Ramos. O partido tem outros nomes em condições de concorrer à sucessão municipal, como o deputado estadual Saulo Moreira, que obteve ótima votação na tentativa de reeleição em 2018 (10.911 votos), mais que 50% dos deputados que compõe, hoje, a Ale, e a ex-secretária de Estado da Agricultura, Mary Braganhol, que deixou uma ótima folha de bons serviços prestados na área, mas a opção de pré-candidatura a prefeito ficou com Gilvan, que deverá ter o nome confirmado nas convenções partidárias, que serão realizadas no período de 31 deste mês a 16 de setembro próximo.
Transparência – Composto pelo Tribunal de Contas (TC) do Estado, Ministério Público de Contas (MPC/RO) Ministério Público do Trabalho (MPT-RO), Advocacia Geral da União (AGU/RO). Ministério Público do Estado (MP/RO), Tribunal de Contas da União (TCU/RO) e Controladoria Geral do Estado (CGE/RO) foi realizado no período de 17 a 19 deste mês de agosto, levantamento sobre a transparência das contratações emergenciais realizadas pelos municípios, para o controle e combate ao coronavírus. Dos 52 municípios, vinte não cumprem as exigências da lei e nenhum totalmente o previsto em lei. Muitos prefeitos poderão ter sérios problemas no futuro, mesmo na condição de “ex”. Os mandatos terminam, mas as investigações sobre irregularidades e a responsabilidade, não.
CPI – Paralisada devido ao coronavírus, a CPI da Energisa, da Assembleia Legislativa (Ale), segundo o seu presidente, deputado Alex Redano (PRB-Ariquemes), “precisa finalizar os trabalhos, produzir o relatório final. Já temos o sinal verde do presidente da Casa (Laerte Gomes-PSDB/Ji-Paraná) e estamos conversando com os demais membros para ajustar essa conclusão. Acima de tudo é preciso que o trabalho tenha um efeito prático”, justificou. Redano alertou da tribuna da Ale, esta semana, que devido ao tamanho dos desmandos, “vamos sugerir, inclusive a suspensão desse contrato”, adiantou o parlamentar.
PSDB – Como os tucanos deverão ficar sem a maior liderança da capital, o prefeito Hildon Chaves, que não deverá disputar a reeleição, são vários os nomes apontados como prováveis candidatos. Dentre eles estão dois vereadores: Maurício Carvalho, que já presidiu o parlamento mirim, irmão da deputada federal e presidente do diretório regional do PSDB, Mariana Carvalho, e Alan Queiroz, que é uma das lideranças, já consolidada do partido na capital. Como existe, ainda, uma esperança que Hildon volte atrás em sua decisão, o partido vem protelando o nome de quem será o candidato tucano na sucessão municipal de Porto Velho, colégio eleitoral, já acima de 330 mil eleitores, nas eleições de 2018.
Respigo
Muita preocupação com os óbitos considerados elevados pelas autoridades ligadas à saúde em Ariquemes provocados pelo coronavírus. É que a maioria da população não cumpre as determinações de distanciamento, uso de máscaras, álcool em gel e isolamento das pessoas do grupo de risco +++ A cidade de Jaru vem padecendo com a falta de água encanada, que tem a Companhia de Águas de Rondônia-Caerd como distribuidora, segundo a deputada estadual Cássia Muleta (Podemos-Jaru). O problema ocorre com constância, porque segundo a parlamentar, estão sendo executadas, apenas ações paliativas +++ A falta de água nos canos vem prejudicando o dia-a-dia da maioria da população. As pessoas ficam privadas, até do banho, após um dia de trabalho +++ Expectativa sobre o início dos serviços da empresa JPL, que venceu o processo licitatório do transporte coletivo urbano de Porto Velho, que deverão ocorrer no dia 17 de outubro próximo. A capital, seguramente, tem o pior transporte coletivo urbano das capitais brasileiras e o povo usuário espera que nenhum órgão fiscalizador venha atrapalhar a circulação dos novos ônibus +++ Se alguma medida judicial tivesse que ser impetrada, como já foram algumas, e rejeitadas, no mínimo espera-se bom senso com a nova empresa. Se der conta do recado, ótimo, caso contrário, que as medidas legais sejam aplicadas.