Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 21/08/2020 às 14h49
BR 319 – A tentativa permanente de ecologistas da “Selva de Pedra”, que só conhecem a Amazônia por filmes ou fotografias e de membros do Ministério Público Federal (MPF) de impedir a restauração da BR 319, única ligação terrestre de Manaus com o centro-sul é revoltante e totalmente contrária as necessidades de o povo amazônida, que mora e sobrevive aqui. Méritos para a juíza Jaíza Fraxe, que esta semana negou pedido do MPF, para suspender a licitação de um trecho da rodovia, porque os demais já estão recuperados. A 319 tem cerca de 900 quilômetros e liga Porto Velho a Manaus. A juíza Fraxe considerou, que as obras já possuem licença e estudo de impacto ambiental.
BR 319 II – “Indefiro o pedido liminar de suspensão de edital (RDC Eletrônico de finalização da pavimentação da BR 319, já iniciada em 2007, e que doravante tornará uniforme o tráfego), por ter firmado convicção de que, até o presente momento, o Dnit está agindo em estrito cumprimento da sentença executada”, cita a juíza na decisão. Boa parte do trecho já está recapeado. A rodovia foi inaugurada em 1976 e liga Roraima e Amazonas a Rondônia e demais estados. Tentar fechar o impedir a recuperação do pavimento é sim, um crime ambiental, pois os devastadores da natureza, não são agricultores e nem produtores rurais, mas sim os exploradores da economia, que abrem picadas, constroem estradas clandestinas e levam a madeira nobre pelos rios da hídrica Amazônia sem uma fiscalização eficiente e necessária. O resto é pura hipocrisia e defesa de interesses escusos. É o fim da rosca...
Correios – Desde terça-feira (18) que os trabalhadores do Correios em praticamente todo o Brasil deflagraram greve. Eles estão revoltados com a possibilidade de privatização do segmento e optaram pela paralisação. Em décadas passadas o Correios já foi exemplo na entrega de cartas, os e-mails e redes sociais de hoje, e os serviços eram considerados da maior eficiência. Por mais distante e demorado que era se comunicar via cartas a correspondência chegava ao seu destino. Pessoas enviavam moedas e cédulas dentro dos envelopes e o destinatário recebia, bem diferente de hoje, onde a violação é preocupante e crescente. A privatização fomenta a concorrência e torna o segmento mais útil e seguro para os usuários.
Jaru – A disputa pela sucessão municipal em Jaru, tem quatro postulantes, dentre eles o prefeito, João Gonçalves Júnior (PSDB), o empresário da área de comunicação, polêmico, corajoso e popular Sebastião Santana, que mantém na sua emissora de TV, o programa diário “Boca Livre”, o ex-deputado estadual, ex-secretário de Estado, Amauri da Muleta, do PTB e o pastor evangélico, Janisson Moreira, filiado ao DEM, que tem como presidente regional o senador Marcos Rogério. Recentemente Marcos Rogério esteve na cidade formatando a pré-candidatura de Janisson na corrida pela prefeitura, nas eleições de novembro próximo. As eleições em Jaru, a princípio, estão equilibradas e, nem mesmo Joãozinho Gonçalves é favorito, pois tem muita rejeição nos bairros e na área rural.
Bloquete – O exemplo da Prefeitura de Ji-Paraná, que há tempos utiliza bloquete para pavimentar as ruas e avenidas, na maioria dos bairros, com sucesso em economia, durabilidade, manutenção fácil, durabilidade e eficiência deveria ser seguido pelos demais municípios. O prefeito Marcito Pinto (PDT) está investindo aproximadamente R$ 1,5 milhão do programa Calha Norte em mais de 2,7 mil quilômetros quadrados de pavimentação, além de drenagem, calçadas, meio-fio, guia e sarjeta. Os serviços estão sendo executados por uma empreiteira, mas em governos passados (José Bianco, por exemplo) a mão de obra era requisitada junto dos moradores das regiões favorecidas pela melhoria com orientação e fiscalização de técnicos da prefeitura. Mesmo assim o bloquete nos bairros é o melhor caminho, pelo custo menor, durabilidade maior, além de custo muito mais baixo.
Respigo
Muitas reclamações do atendimento na agência do Banco do Brasil (BB) na Avenida Presidente Dutra, em Porto Velho. Na quinta-feira (20) abriu meia hora, após o horário normal e, mesmo assim, os idosos, que ficam em pé durante longo período no lado de fora, até abrir, tiveram que esperar mais um bom tempo dentro da agência, porque a caixa estava muito ocupada com o seu computador... +++ Achávamos que o nosso colega Zekatraca (Sílvio Santos), jornalista, cantor, compositor, marido da Aninha, etc., que durante anos manteve sua coluna no jornal “Diário da Amazônia” e hoje em vários sites do Estado fosse o maior dos vascaínos de Rondônia. Hoje (21) o seu time do coração, o Vasco da Gama está completando 122 anos de fundação +++ Zekatraca não comentou nada na sua coluna publicada nesta sexta-feira (21). Já não temos vascaínos, da cruz de malta, como antigamente... +++ “Frio” de 16 graus na manhã de hoje (21) em Porto Velho. Pessoal nativo, da região estava encapotado e batendo o queixo +++ O presidente do diretório do DEM em Porto Velho, advogado Fabrício Jurado está na lista, enorme, de pré-candidatos a prefeito da capital. Porto Velho é um município maior que vários Estados e muitos países e tem na regularização fundiária rural –também na urbana– um dos seus graves problemas, que Jurado, jura priorizar na sua caminhada rumo à sucessão municipal de novembro deste ano.