Por Elaine Barbosa/Secom
Publicada em 12/08/2020 às 12h15
Em comemoração ao Dia Nacional de Campanha Educativa Contra o Câncer (4 de agosto), quando também se comemora o Dia Mundial de Combate ao Câncer, a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), através da coordenadoria da Vigilância do Câncer, aproveitou a data para intensificar o Registro de Câncer de Base Populacional de Rondônia (RCBP) no Sistema Sisbasepopweb, junto aos municípios no Estado. Devido à pandemia do novo coronavírus, não foi possível realizar nenhuma comemoração alusiva a data.
O Sistema Sisbasepopweb é um sistema do Instituto do Câncer (Inca) e Ministério da Saúde, de base populacional, que faz o levantamento dos casos do câncer. Para contribuir e aprimorar as políticas de prevenção e vigilância do câncer e de seus fatores de risco, o Estado participa da Rede de Vigilância do Câncer através do Registro Hospitalar de Câncer (RHC) e do Registro de Câncer de Base Populacional (RCBP).
Cabe à Vigilância Epidemiológica do Câncer coordenar os dois programas e ações, bancos de dados e dar subsídios técnicos para a formulação de políticas públicas e relativas ao câncer.
De acordo com a coordenadora da Vigilância do Câncer da Agevisa, Rose Brito, atualmente 90% dos municípios de Rondônia estão fazendo parte da Sisbasepopweb e os primeiros dados estão em processo de coleta para o RCBP. “O Registro Hospitalar de Câncer está em disponibilidade de atualização no Site do Inca”.
CUIDADOS
Rose Brito faz um alerta para a população ter mais consciência e aderir a hábitos saudável para prevenção do câncer. “Precisamos de medidas de prevenção, tendo uma alimentação saudável, ter um peso corporal adequado, práticar atividades físicas. Não podemos exagerar nos doces e alimentos salgados, evitar o sol de meio dia e o mais preocupante, o fumo. Quando for ter relação sexual utilizar preservativo e realizar os exames periódicos, para as mulheres os preventivos anuais e para os homens exames de próstatas”, finaliza a coordenadora.
DIA NACIONAL
O dia 4 de agosto foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), nesse dia especifico foi criada a União Internacional Contra o Câncer (UICC), que é a principal organização mundial não-governamental contribuindo com discussões e encontros científicos direcionados para políticas de câncer .
A UICC tem vários afiliados e o Brasil é o único país da América do Sul que faz parte, através do Ministério da Saúde e o Instituto do Câncer (Inca), onde foi implantado a Rede de Vigilância do Câncer.