Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 29/09/2020 às 15h04
Eleições – A campanha eleitoral das eleições municipais (prefeito, vice e vereador) de novembro próximo já teve início. Em Porto Velho já é possível visualizar centenas de veículos circulando com adesivos, principalmente dos candidatos a câmara de vereadores. O candidato do MDB, ex-secretário de Saúde (Estado e Porto Velho), Williames Pimentel promoveu live, ontem (28) tendo como tema central a sua especialidade, que é a saúde pública com o eslogam: “Saúde é Tudo!”. Quem assistiu gostou.
Eleições II – Os candidatos a prefeito, da capital e do interior devem priorizar a propagação dos seus nomes nas redes sociais. Os jornais, a não ser os tradicionais, como o semanário “Tribuna Popular, de Cacoal, do decano da imprensa de Rondônia, Antônio Perin, que é leitura obrigatória dos cacoalenses perderam espaços para os jornais eletrônicos, no caso os sites e também para as redes sociais, onde todos são “jornalistas”. É uma campanha diferente, inclusive o período de duração.
Eleições III – Antes eram três meses de campanha, hoje é no máximo um. Quando não se conseguia engrenar a campanha no primeiro mês, nos dois meses seguintes era possível corrigir, hoje não. Quem errar na primeira semana terá muitas dificuldades para ajustar a campanha nas semanas restantes, pois o tempo é muito curto. A composição de equipes eficientes e focada na eleição do candidato será fundamental na caminhada dos candidatos rumo as prefeituras. Os tempos são outros e o coronavírus amplia os problemas, para os pretendentes a cargos eletivos e seus assessores, pois o corpo-a-corpo está comprometido, pois é inviável e até um contrassenso.
Candidaturas – Tem se notado nas redes sociais e comentários nos sites noticiosos muitas críticas à Justiça Eleitoral, devido as candidaturas de pessoas, que tem problemas judiciais, como o prefeito Marcito Pinto (PDT), de Ji-Paraná, preso na Operação Reciclagem, realizada pela Polícia Federal (PF), na última semana, acusado de corrupção. A ousadia em pedir o registro é do candidato, no caso Marcito. Mas sua situação, está sendo analisada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O registro foi solicitado, mas a confirmação será do TRE.
Ji-Paraná – As eleições a prefeito em Ji-Paraná deverão ser das mais equilibradas. Pelo menos cinco nomes estão em condições de vitória e, pelo número de eleitores liberados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de quase 90 mil, quem contabilizar 20 mil votos dificilmente deixará de se eleger prefeito devido o equilíbrio de potencial de votos. Isaú Fonseca (MDB), Cláudia de Jesus (PT), o prefeito Marcito Pinto (PDT), que deverá ceder sua vaga ao vice Ari Saraiva (PSB); deputado estadual Jhony Paixão (PRB) e o médico João Durval (PP) estão em situação de paridade, com mais ou menos chances de possibilidades de sucesso. O advogado e ex-vereador, Lincoln Astrê (PRTB), corre por fora, mas não pode ser ignorado.
Respigo
O sindicalista e ex-presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES), Raimundo Nonato é mais conhecido como Raimundinho da CUT e não do “PT”, como noticiamos na coluna de ontem (28). Raimundo da CUT é candidato a vereador, pelo PT, depois de circular por vários outros partidos em eleições anteriores, mas sem sucesso +++ Jornalista experiente e com ótimo trabalho prestado em Rolim de Moura, Fernando Garcia, do jornal “Folha da Mata” é candidato a vereador do município. Garcia está filiado ao Podemos, que tem como presidente nacional o senador Álvaro Dias, uma das poucas reservas morais da política brasileira +++ A eleição a vereador seguramente é a mais difícil de ser conseguir sucesso. A divisão de votos, inclusive entre familiares por interesses diversos é uma realidade e cada voto conquistado representa uma vitória suada, árdua, porque o descrédito de boa parte da população com o vereador é enorme +++ O inverno amazônico (chuvas) já chegou, mas chove muito pouco em Rondônia. Devido à falta de chuvas, mesmo com a umidade boa (cerca de 50%), por volta das 15h, de hoje (29) fechamento da coluna, o calor era de 34 graus com sensação térmica de 37 graus.