Por Rondoniadinamica
Publicada em 02/09/2020 às 11h37
Porto Velho, RO – O presidente da República Jair Bolsonaro, sem partido, teve de recuar após dar “aval” à suposta construção de ponte binacional através da Bolívia via Costa Marques.
O questionamento feito por um radialista de Rondônia suscitou incidente diplomático porquanto a Bolívia se manifestou em sentido contrário relembrando as diretrizes do tratado centenário de Petrópolis.
CONFIRA O VÍDEO ONDE BOLSONARO DÁ “AVAL” À PONTE DE COSTA MARQUES:
O imbróglio pergunta-resposta repercutiu negativamente na Pérola do Mamoré, pois a cidade, que já tinha como certa a construção da ponte Guajará-Mirim/Guayaramerín passou a temer a possibilidade de ela ser erigida em outro município.
O comunicador chega a dizer, quando formula a pergunta, que acha “a saída melhor do que por Guajará-Mirim”, dando a entender que a eventual construção seria melhor caso iniciada e concluída em Costa Marques.
O presidente pergunta ao radialista: “Tá, mas o que que falta?”.
E ouve a resposta: “Falta só o teu aval”.
Bolsonaro encerrou: “Meu aval? Tá resolvido”.
Com os desdobramentos negativos de sua declaração informal, o mandatário do Alvorada destacou, dias depois, que a presidente da Bolívia Jeanine Áñez, discordando e relembrando o acordo firmado “lá atrás”.
Sobre isso, disse o presidente:
“Olha, qualquer ponte com outro país não será [feita] por decisão unilateral nossa”, destacou.
VEJA A ÍNTEGRA DO VÍDEO ONDE O PRESIDENTE RECUA: