Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 02/09/2020 às 14h48
Coronavírus – O ano de 2020 certamente ficará marcado, de forma negativa, na história mundial. A propagação do coronavírus com óbitos pelo mundo modificou o dia-a-dia das pessoas e impôs, novas maneiras de viver, conviver, trabalhar; se relacionar social, política, econômica e esportivamente. Quando se encontrar uma vacina, que imunize a população mundial teremos o início um novo mundo, principalmente para a juventude e a adolescência de hoje. Para os idosos o futuro, ainda, é incerto, porque não há uma vacina para interromper a escalada, mortal em muitos casos, da pandemia. A esperança é grande e agonizante pela vacina.
Coronavírus II – Não fosse a agricultura e a pecuária a situação econômico-financeira do Brasil estaria em situação mais difícil. Sem a força do comércio e da indústria, a União não teria condições de suportar a demanda financeira de todo o sistema público federal, incluindo Congresso Nacional, porque a arrecadação ficou limitada, bem abaixo da estimativa. O mesmo ocorre com Estados e municípios. Até quando o caixa da União terá condições de bancar todo o sistema público federal, assistir Estados e municípios se não há arrecadação suficiente? Os gastos extras de hoje, como auxílio emergencial, que demanda bilhões de reais não estavam orçamentados e está provocando um rombo considerável no caixa da União.
Estados/municípios – Sem condições de arrecadar o que se previa na aprovação em 2019, do Orçamento 2020, como ficarão Estados e municípios no final do ano, para pagar salários de dezembro e 13º, além dos fornecedores? Antes da pandemia já tínhamos, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e outros estados enfrentando dificuldades, para quitar salários dos servidores. O governo federal terá recursos financeiros suficientes, para poder atender a demanda dos Estados e municípios se o comércio e a indústria não retomarem os trabalhos até o final do ano? A situação é preocupante e existe até a probabilidade de a União, não ter fôlego financeiro suficiente, para poder atender boa parte dos Estados e um grande número de municípios. O agronegócio continua sendo a salvação da lavoura. E que assim permaneça.
PSL – O partido que elegeu o presidente Jair Bolsonaro, o PSL, de Porto Velho, está com convenção marcada pelo presidente do diretório (provisório) municipal, Emerson Alexandre Rodrigues. A convenção será, através de plataforma virtual com os membros da Mesa Diretora centralizados na sede do partido, na rua dos Sonhos, 2682, Bairro Costa e Silva, das 9h às 14h. Na ocasião será elaborada a nominata de candidatos a prefeito, vice e vereadores. O deputado estadual Eyder Brasil, pré-candidato a prefeito do partido, deverá ser homologado pelos membros do diretório para concorrer à sucessão municipal nas eleições de novembro próximo.
DER – A situação do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), há tempo, não é das melhores. Além da carência de recursos, as Residências da capital e do interior estão sucateadas, o mesmo ocorrendo com o Parque de Máquinas. Esta semana foi aprovado na Comissão de Constituição de Justiça (CCJ), da Assembleia Legislativa (Ale), crédito adicional suplementar, por excesso de arrecadação, superior a R$ 44 milhões em favor do DER. As estradas vicinais (leito natural) e as ROs (pavimentadas) estão necessitando de reparos urgentes, pois estão causando prejuízos para a economia do Estado e à população, que fica prejudicada no seu direito de ir e vir, além de favorecer a acidentes. O DER tem recebido muitas críticas dos deputados, inclusive do presidente da CCJ, Adelino Follador (DEM-Ariquemes) e agora, com o caixa fortalecido, deverá realizar, ao menos, as obras necessárias.
Respigo
A próxima segunda-feira (7) é feriado nacional, quando se comemora mais um ano da Independência do Brasil. Esta semana, por exemplo, será “turbinada” devido ao feriado de 7 de Setembro com o feriadão de segunda-feira +++ O DEM de Porto Velho já distribuiu edital convocando seus membros a participarem da convenção, para escolha da nominata a prefeito, vice e vereadores. A convenção será no dia 16, a partir das 8h na sede do partido, à rua Buenos Aires, 2339, Bairro Embratel +++ Na ocasião o presidente do diretório municipal, Fabrício Jurado, deverá ser homologado como candidato a prefeito dos Democratas. O partido é presidido no Estado pelo senador Marcos Rogério, que certamente marcará presença na convenção, pois pretende eleger prefeitos e vereadores e fortalecer o partido +++ Neste mês de setembro estão sendo desenvolvidas campanha de prevenção ao suicídio em todo o País. A União Nacional das Assembleias Legislativas (Unale) está participando da campanha do Setembro Amarelo +++ Devido à importância do tema, que ganhou espaço, infelizmente, com a pandemia, que favorece o crescimento de conflitos familiares, devido a convivência obrigatória, mais órgãos poderiam aderir a iniciativa. Inclusive a Assembleia Legislativa de Rondônia, pois o tema é pertinente, oportuno e uma campanha ajudaria muitas pessoas a evitar a triste situação.