Por G1
Publicada em 16/09/2020 às 09h07
A Índia superou a marca de cinco milhões de casos de infecção pelo novo coronavírus, de acordo com os números do ministério da Saúde local. Nesta quarta-feira (16), foram registrados mais de 90 mil novos casos e 1.290 mortes, um recorde no país.
O segundo país mais populoso do mundo, com 1,3 bilhão de habitantes, registrou um milhão de novos casos de Covid-19 em apenas 11 dias. A Índia está atrás apenas dos Estados Unidos, onde foram detectadas 6,6 milhões de infecções, segundo levantamento da universidade americana Johns Hopkins.
O número total de mortes em território indiano passa de 82 mil - menos da metade dos 195 mil óbitos registrados nos EUA. O levantamento da Johns Hopkins aponta que a taxa de letalidade no país está em 1,6%, muito inferior aos 3% registrados nos EUA e no Brasil.
Porém, especialistas chamam a atenção para o elevado índice de subnotificação. A maioria das regiões da Índia não dispõe de um mecanismo para registro de qualquer tipo de morte, o que prejudica o balanço. Nas áreas rurais do país, onde vive a maior parte da população, a maioria das mortes ocorre fora dos hospitais, o que também pode atrasar a notificação.
Os especialistas alertam que o número de mortes pode aumentar nas próximas semanas, com o relaxamento de restrições em algumas partes do país. As autoridades descartam a imposição de um novo confinamento.
Testes pouco precisos
A Índia testa quase um milhão de pessoas por dia, excedendo a referência da Organização Mundial da Saúde (OMS), que é de 140 testes por 1 milhão de habitantes. Muitos desses testes são de antígenos, que procuram proteínas do vírus e são mais rápidos, porém eles são menos precisos do que PCR, que confirma o coronavírus por seu código genético.
Nas últimas semanas, estudos mediram os anticorpos contra o vírus nos habitantes de Nova Déli e Mumbai e constataram que o número real de infecções é superior ao registrado oficialmente.
O Conselho Indiano de Pesquisa Médica, que coordena a resposta do governo à crise, afirmou na semana passada que sua pesquisa permitia pressupor que em maio o país tinha 6,5 milhões de pessoas infectadas pelo novo coronavírus.
O estado de Maharashtra, com mais de 1 milhão de casos, continua sendo o mais afetado do país, seguido por Andhra Pradesh, Tamil Nadu, Karnataka e Uttar Pradesh. Juntos eles registram mais de 60% dos casos da doença no território indiano.
Evolução da pandemia
A Índia conseguiu conter, em um primeiro momento, a expansão do novo coronavírus com um rígido confinamento, que durou 70 dias. Desde julho, cerca de um mês depois do início da reabertura, o país vem registrando uma rápida aceleração no número de casos de Covid-19.
Em 17 de julho, o país ultrapassou a marca de 1 milhão de infecções. Em 7 de setembro, o país ultrapassou o Brasil e se tornou o segundo país do mundo com mais casos da doença.