Por Notícia ao Minuto - Portugal
Publicada em 29/09/2020 às 15h11
"Devemos debater, nas Nações Unidas, uma fórmula de financiamento para os países afetados por medidas coercitivas unilaterais. A Venezuela reitera a proposta de criação de um fundo rotativo para compras públicas no sistema da ONU, para garantir a acessibilidade a produtos de saúde e alimentos, financiado com recursos públicos", afirmou Nicolás Maduro.
O chefe de Estado venezuelano falava durante uma reunião virtual de chefes de Estado e de Governo sobre "Financiamento para o Desenvolvimento na era da covid-19 e mais além", centrada no financiamento da Agenda 2030.
"O momento da saúde, no mundo, assim o exige. Essa ideia permitirá enfrentar as desigualdades de forma eficaz e urgente. Nesse sentido, queremos fazer um apelo para o fim dos bloqueios económicos, financeiros e comerciais contra os povos, que só agravam as condições de pobreza e violam ainda mais o direito ao desenvolvimento", disse.
Segundo Nicolás Maduro, com o multilateralismo "há mais condições para enfrentar os problemas comuns que a humanidade tem" e "todas as nações, por pequenas que sejam, podem apresentar soluções reais".
"Sem deixar ninguém para trás, deve ser muito mais que um lema da nossa Agenda 2030. É um apelo urgente à sobrevivência não só da humanidade", declarou.
Nicolás Maduro acrescentou que "a Venezuela ratifica, hoje mais do que nunca, a Agenda 2030 para um desenvolvimento integral e sustentável e ratifica o seu apoio ao sistema das Nações Unidas para que se faça realidade" no país.