Por TJ-RO
Publicada em 29/09/2020 às 13h24
Com uma programação adapatada em função da pandemia da Covid-19, a Semana Nacional do Trânsito, realizada pelo Departamento Nacional de Trânsito, em Ji-Paraná foi marcada por lives nas redes sociais, no período de 18 a 25 de setembro, e contou a participação do juiz Oscar Francisco Alves Júnior, do Tribunal de Justiça de Rondônia.
O magistrado é titular da Vara de Delitos de Trânsito de Ji-Paraná e se esepcializou na temática do Meio Ambiente Artificial com foco na Mobilidade Urbana e Trânsito Sustentável. Na abertura do evento municipal, Oscar Alves, que também é professor da Pós-graduação da Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron) e diretor-adjunto da Escola Nacional dos Magistrados Estaduais (Anamages/Enamages), em parceria com a chefe da Divisão de Educação de Trânsito analisaram o tema de 2020, “Perceba o risco. Proteja a vida”, debatendo sobre o excesso de velocidade, uso de celular no trânsito e comportamento dos pedestres.
O juiz participou da abertura da programação estadual, oportunidade em que enfatizou que a Semana Nacional de Trânsito foi instituída pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), em 1997, e desde então os organismos componentes do Sistema Nacional de Trânsito têm feito sua parte. “Porém é importante que cada cidadão também faça a sua parte no trânsito para um trânsito seguro e humanizado a todos”, acrescentou. Em todos os eventos houve participação dos internautas que interagiram com os palestrantes.
Em sua mensagem de encerramento, o juiz parabenizou os diretores do Detran, pelas atividades promovidas, agradecendo a oportunidade de parceria com a Vara de Delitos de Trânsito de Ji-Paraná. Agradeceu, à Emeron, porque por meio de parcial bolsa de estudo apresentou tese de doutoramento sobre a Mobilidade Urbana e Trânsito Sustentável, que tem possibilitado fundamentação teórica e prática para compartilhar com os organismos especializados no tema e com a população em geral.