Por Fernando Pereira/DIÁRIO DA AMAZÔNIA
Publicada em 16/09/2020 às 10h03
Segundo dados do boletim Covid divulgado ontem, terça-feira (15), pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), Ji-Paraná, apesar de ser a segunda maior cidade tanto em tamanho quanto em número de habitantes, continua ocupando a quinta colocação no ranking de municípios com casos registrados de Coronavirus.
O município, até aqui, tem 2.525 casos registrados, com 2.221 casos curados e 64 mortes. Feitas as devidas subtracções, resta um saldo de casos ativos de 240 pessoas que ainda estão com vírus na cidade.
Apesar de a cidade ser uma cidade pólo que recebe, diariamente, pessoas vindas de pelo menos outros 17 municípios da região, não registrou uma “explosão de casos” e, apesar de ter sido a primeira cidade a registrar caso da Covid-19, não registrou um pico grande de casos a exemplo de outros municípios menores e a Capital do estado.
Ji-Paraná figura na quinta colocação em número de casos, ficando atrás de Porto Velho ( com 4.386 casos ativos), Ariquemes ( com 417 casos ativos), Vilhena (com 529 casos ativos) e Guajará-Mirim ( com 57 casos ativos). Embora Guajará tenha, hoje, menos casos ativos que Ji-Paraná, continua uma casa na frente em virtude de possuir mais casos registrados, sendo 2.905 contra 2.525 de Ji-Paraná.
Nova Portaria
Nesta última terça-feira (15), também, o governo do estado, através da Sesau e outras entidades do do estado, divulgou a Portaria Conjunta de número 21, que mostrou Ji-Paraná e outros 48 municípios na fase III, e três municípios, sendo eles Cacoal, Vilhena e Colorado do Oeste, na fase II.