Por Sebrae
Publicada em 28/09/2020 às 17h02
Por meio de uma parceria inédita entre Sebrae em Rondônia e Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), foi realizado uma capacitação específica para formação de conciliadores para atuarem na mediação de controvérsias envolvendo as Micro e Pequenas Empresas (MPE) em diversos Municípios, concorrendo para uma maior agilidade nas questões envolvendo as MPE nos municípios do interior do estado.
O Curso de Mediação e Conciliação foi realizado à distância, e ofertado para servidores públicos Agentes de Desenvolvimento e Atendentes das Salas do Empreendedor e também para Analistas Técnicos do próprio Sebrae.
As aulas iniciaram no dia 23 de Junho e proporcionaram aos alunos conteúdos que vão desde o panorama histórico dos métodos consensuais de solução de conflitos; Novo Código de Processo Civil; Lei de Mediação; Formas de disputa, Conceito de negociação; Mediação empresarial; até a avaliação, onde o aluno teve que desenvolver um artigo dissertativo.
O Curso finalizou no início de Setembro e foi um sucesso, com a certificação de 15 participantes que, além de muito conteúdo e aprendizado, puderam conhecer pessoas de municípios diferentes e fazer troca de conhecimentos e experiências durante as aulas.
A mediação é um procedimento que exige responsabilidade, imparcialidade e diálogo, que tem como objetivo oferecer àqueles que estão vivenciando uma situação de conflito, a oportunidade e o espaço adequados para buscar uma solução que atenda de maneira satisfatória e justa a todos os envolvidos, seguindo princípios previstos na Lei 13.140/2015 que regulamenta a prática. A referida Lei, concede ao cidadão a oportunidade de resolver controvérsias sem precisar acionar o judiciário. Trazendo economicidade aos órgãos públicos e ainda agilidade na solução de problemas ao cidadão. Na mediação as partes podem expor seu pensamento e terão uma oportunidade de solucionar questões importantes de um modo cooperativo e construtivo.
O superintendente do Sebrae em Rondônia, Daniel Pereira, ressalta que a entidade está atenta às necessidades dos empresários em meio à pandemia e está articulando diversas parcerias para trazer esperança de dias melhores para a população empreendedora. “Ainda está em andamento solicitação de mais um curso, em parceria com o Tribunal de Justiça, para ampliar a oferta desse tipo de serviço com maior capilaridade”, pontuou Daniel Pereira.