Por Gazeta Central
Publicada em 02/09/2020 às 09h31
A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSAU) inicia, nesta terça-feira (1°), a entrega gratuita de Ivermectina para a população da Estância Turística de Ouro Preto do Oeste. A primeira dose do medicamento será entregue nos dias 01, 02, 03, 04 e 08 de setembro, das 08h às 11h e das 13h às 16h, em cinco escolas e três centros de saúde.
Segundo o assessor especial da SEMSAU, Cristiano Ramos, essa ação visa dar continuidade à estratégia adotada pelo município no combate precoce ao novo coronavírus (covid-19). Além de já vir distribuindo o “kit covid-19”, a administração municipal passa a disponibilizar a toda a população a Ivermectina.
As entregas serão realizadas nas áreas externas dos centros de saúde Ouro Preto, Carlos Chagas, Ana Nery e Rondominas, bem como nas escolas Cecília Meireles, Cora Coralina, Benjamim Constant, Margarida Custódio de Souza e Joaquim Nabuco, nos dias 01, 02, 03, 04 e 08 de setembro, das 08h às 11h e das 13h às 16h.
Para pegar a medicação, será necessária a apresentação do Cartão SUS e documento com foto. Antes da entrega, as pessoas serão submetidas a uma triagem em que será aferido o peso e serão verificadas comorbidades. No caso de pessoas com comorbidades, a Ivermectina só será entregue com prescrição médica.
Cristiano ressalta que a medicação só poderá ser entregue às pessoas que estiverem presentes no local da retirada. A Ivermectina é contraindicada a gestantes, lactantes, crianças menores de 5 anos, pessoas com menos de 30 quilos, pacientes alérgicos a Ivermectina e pacientes com histórico de meningite.
O assessor especial destaca que foi adquirida medicação para toda a população ouro-pretense, e que todos podem ficar despreocupados e sem a necessidade de correria, pois haverá disponibilidade para todos os munícipes que queiram tomar o remédio.
Durante a entrega, pede-se que as pessoas atentem-se para as normas de segurança, tais como o uso obrigatório de máscara de segurança e o respeito ao distanciamento entre as demais pessoas. Lembrou ainda que, após essa primeira etapa (dose), a medicação ficará disponível em todos os postos de saúde, à disposição da população que neste momento não conseguir pegar. Por esse motivo, não há necessidade de correria e tumulto. Será comunicado a data para a entrega da segunda dose.
De acordo com Cristiano, a SEMSAU adquiriu um total de 400 mil comprimidos de Ivermectina, ao custo de R$ 116.000,00, sendo que cada comprimido saiu ao preço de 29 centavos. Segundo o mesmo a quantia irá atender toda a demanda do município no combate precoce ao covid-19.