Por Assessoria/SINJUR
Publicada em 29/09/2020 às 13h41
Conforme previsto no Edital nº 006/2020 e cumpridas às formalidades de praxe, foi realizada às 09h00 da manhã dessa segunda feira 28, e término às 17h00, a ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA da categoria, para processo de escolha dos 03 membros que comporão a comissão eleitoral para o triênio 2021/2023.
O evento transcorreu no auditório do Sindicato dos Trabalhadores no Poder Judiciário do Estado de Rondônia (SINJUR), situado na Rua Venezuela, 1082, bairro Nova Porto Velho, nesta cidade; e, nas comarcas no interior do Estado, nos fóruns.
Por força do DECRETO N° 25.138, DE 15 DE JUNHO DE 2020, a assembleia foi feita de modo virtual por meio do facebook da Instituição https://www.facebook.com/SinjurRondonia, com link próprio: https://votacao.sinjur.org.brv/comissao-eleitoral que deu acesso à votação aos servidores sindicalizados.
LISURA DO PROCESSO:
Para dar lisura ao processo de escolha, foi contratada a empresa com DEVHARD DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS E PROVEDOR DE INTERNET LTDA com sede em São Paulo e experiência de mais de 30 anos na realização de serviços da espécie, e com especialidade na forma de transmissão virtual, desde 2.012.
TUMULTO PARA ANÚNCIO DOS ELEITOS:
Ocorre que, no decorrer dos trabalhos, foi constatado um atraso para o anúncio dos eleitos, de vez que 42 pessoas votaram “em separado” e, nove destas, que não pertencem aos filiados do SINJUR, portanto, não estavam aptas a votar, mesmo assim pediram acesso a plataforma e acabaram tumultuando o término dos trabalhos. Mais tarde, constatou-se tratar-se, entre eles, de estagiários do Tribunal de Justiça.
NÚMERO DE INSCRITOS E RESULTADO:
Foram inscritos sete candidatos e, destes, 03 foram eleitos para conduzir o pleito eleitoral, conforme relação a seguir.
Com 218 o candidato Moacir da Cruz dos Santos, foi eleito em primeiro lugar.
Em segundo lugar: Solange Aparecida Gonçalves que obteve 161.
Em terceiro lugar Antoninho Santana de Lima, com 144 votos. Estes foram os três primeiros mais votados.
Os demais candidatos inscritos foram assim votados:
Carmem Lúci Silveria – 108 votos
Hélio Gomes de Oliveira 57 votos
Luzardo Rodrigues Bandeira – 56 votos
Nivaldo Anjos e Silva 41 votos
Em branco foram computados 09 votos e no total foram 794 válidos.
CONFIRA OS VOTOS POR COMARCA:
PALAVRA DA PRESIDENTE DO SINJUR:
Ao fazer uso da palavra a presidente do SINJUR, Gislaine Caldeira, agradeceu a todos, cumprimentou os eleitos e anunciou que o resultado seria disponibilizado na plataforma digital do whatsapp.
Ressaltou que a saudável participação de todos, engrandeceria a eleição, e desejou um excelente trabalho aos eleitos, esperando um pleito tranquilo, feito sob a égide da vontade soberana do eleitorado.
Em seguida, deu conhecimento aos presentes que o resultado do pleito eleitoral e o tumulto promovido por alguns, entre eles, estagiários da Instituição, seriam concomitantemente informados via SEI, ao presidente do TJ, e passou a palavra para a diretora Jussara Dias Leopoldo Ferreira que se expressou dizendo da sua indignação sobre o episódio promovido por 09 pessoas que, em sua opinião, tentaram enlamear o pleito eleitoral.
DESABAFO DA DIRETORIA JUSSARA:
“Sindicato não é brincadeira, estamos aqui há 36 anos, somos 2.859 filiados ao SINJUR e exigimos respeito, dignidade e hombridade com nossa instituição sindical”, quem não quer vir para luta, não venha atrapalhar, esbravejou.
O servidor Nivaldo corroborou o desabafo feito pela diretora Jussara, e aproveitou para agradecer os votos que recebeu.
Por seu turno, o candidato eleito Antôninho Santana, fez uso da palavra e agradeceu também a todos pelos 144 votos obtidos, que deu a ele a condição de terceiro colocado na disputa.
Disse que fará o trabalho que terá que ser feito pela composição eleitoral, e ressaltou a capacitação dos demais eleitos que, com ele, conduzirão as eleições.