Por Assessoria SINTERO
Publicada em 15/09/2020 às 14h41
Entre os dias 14 a 19 de setembro, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) estará promovendo a Semana Freireana de lutas pela vida e pela educação pública como parte da programação de celebração aos 99 anos de Paulo Freire. A programação contará com uma série de atividades virtuais que visam reivindicar, denunciar, mobilizar e fortalecer as lutas por Justiça Social.
O Sintero, atendendo ao chamado da CNTE, convoca todos os trabalhadores em educação de Rondônia, para que participem das atividades, compartilhando e curtindo as publicações que serão postadas todos os dias no Facebook, Twitter e Instagram da entidade.
Veja a programação completa:
Data - Atividade
14/09 - No primeiro dia de campanha, a CNTE denunciará a incompetência e insatisfação diante da atuação do Ministério da Educação (MEC), através de um tuitaço programado para às 15h. Participe utilizando a hashtag #MecIncompetente.
15/09 - No Dia Nacional de Mobilizações da Educação em Defesa da Vida, a CNTE vai reivindicar a aplicação de medidas necessárias para salvar vidas e garantir o direito a educação pública para todos, reafirmando o seu posicionamento contra a retomada de aulas presenciais durante a pandemia.
16/09 - A International da Educação para a América Latina (IEAL) e a Rede Latino-Americana de Estudos sobre o Trabalho Docente (RED ESTRADO) vão transmitir a LIVE comemorativa rumo ao centenário de Paulo Freire às 11h. Evento será retransmitido pelo Facebook do Sintero.
17/09 - A CNTE em conjunto com movimentos sociais e frente parlamentares irão se unir para pedir orçamento digno para a educação e respeito à legislação das instituições de ensino. O Ato Virtual em Defesa de um Orçamento Justo para a Educação será às 18h. Acesse o abaixo-assinado em: http://bit.ly/defendaeducacao
18/09 - Lançamento da Conferência Nacional Popular de Educação - CONAPE-2022.
19/20 - No encerramento da semana - e também dia de celebração dos 99 anos de nascimento do educador Paulo Freire - a CNTE vai fortalecer as lutas em defesa da Justiça Social. A Confederação irá promover ampla divulgação, em suas redes sociais, de campanhas de solidariedade, em defesa da taxação das grandes fortunas, pelo fim da Emenda Constitucional 95, pela reforma tributária justa e solidária, pela manutenção dos R$600 de auxílio emergencial, em defesa de uma política de segurança alimentar e nutricional, pelo fim dos despejos durante a pandemia, dentre outros temas que promovem justiça social.