Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Publicada em 24/09/2020 às 15h19
Tucanos – O PSDB de Porto Velho deverá bater o martelo numa chapa “puro-sangue” tendo o prefeito Hildon Chaves como candidato à reeleição e o vereador Maurício Carvalho na vice, o que deverá ocorrer provavelmente hoje (24) e registrá-la até sábado (26). Quem acompanha política com profissionalismo, sabe que Hildon é um nome forte na disputa das eleições a prefeito de outubro próximo, quando também serão eleitos os vices e vereadores e que, independente do vice tem condições de chegar ao segundo turno, pois é o adversário a ser batido. Basta relembrar as articulações, antes das convenções partidárias, que definiram as nominatas. Como Hildon tinha dito que não concorreria à reeleição, os pretendentes eram muitos, mas na última hora Hildon resolveu rever a posição, e adversários diretos se movimentaram, após a sua decisão. Alguns desistiram de concorrer.
Mudanças - A decisão de Hildon em concorrer à reeleição mudou os planos de vários pré-candidatos com enorme suporte eleitoral respeitável, como os deputados federais Mauro Nazif, que preside o PSB no Estado, que foi prefeito antes de Hildon e Léo Moraes, que preside o diretório estadual do Podemos. Não se tem dúvidas, que Hildon é o adversário a ser batido nas eleições municipais da capital este ano. Também não se questiona, que Cristiane Lopes (PP), Vinícius Miguel (Cidadania), Williames Pimentel (MDB) são candidatos em condições de chegar ao segundo turno, além de Hildon, porque não se tem dúvida, que teremos eleições em dois turnos em Porto Velho. Como estamos em pandemia e na era digital, as redes sociais serão fundamentais para se ter sucesso nas eleições deste ano. Quem não se preparar, “baila”, porque teremos pouco mais de 30 dias de campanha.
Transporte... – A precariedade do transporte coletivo em Porto Velho é um problema de difícil solução, pois vem desde a administração (2013/16) do ex-prefeito Mauro Nazif (PSB), hoje deputado federal, que não renovou a concessão do consórcio anterior (Rio Madeira e Três Marias). Devido à necessidade urgente de um novo sistema de transporte coletivo, na época, foi aberta licitação e a empresa vencedora, que depois de várias mudanças passou a chamar-se Consórcio SIM, assumiu o comando do sistema, que transporta em média 85 mil pessoas/dia, mas não deu conta do recado, devido a frota reduzida, utilizando ônibus velhos e inadequados. O SIM não tinha, como não teve, as mínimas condições de atender a demanda da capital. Um consórcio Mandrake.
...coletivo –Nazif não conseguiu se reeleger nas eleições de 2016 e deixou o abacaxi para ser descascado pelo prefeito eleito, Hildon Chaves (PSDB), que somente no final do ano passado conseguiu licitar o setor. A JTP, empresa vencedora, que deveria prestar serviços a partir da primeira quinzena de julho deste ano, teve que adiar o início do serviço para 17 de outubro próximo devido a pandemia, que prejudicou a montagem dos ônibus na indústria. O povo usuário do transporte coletivo da capital espera pelos novos ônibus, modernos, com ares-condicionados, internet e outras melhorias. O povo trabalhador, que mais utiliza o transporte coletivo merece um atendimento eficiente, o que deverá o correr a partir da segunda quinzena do próximo mês de outubro.
Tecnologia – Muito pertinente a pergunta do editor e proprietário do site “O Que da Notícia”, de Ariquemes, Aor Oliveira, ao analisar o descarte da presidente da câmara de vereadores, Carla Redano (PRB), de uma candidatura a vice, que foi formalizada em convenção, pelo candidato a prefeito, Tiziu Jidalías (Solidariedade), que disse ter recebido uma “mensagem de Deus. Aor quer saber, como Tiziu recebeu a mensagem, e como vivemos em tempos modernos, se Deus usou a internet, Instagram, WhatsApp ou Twitter. Hoje estamos na era digital, da comunicação online, e Aor não deixa de ter razão ao questionar a mensagem do além, recebida pelo candidato a prefeito. E durma-se comum barulho desses...
Respigo
Já é possível visualizar pelas ruas e avenidas de Porto Velho alguns ônibus da empresa JTP. Aparentemente são veículos novos e dotados de tecnologia de ponta +++ Cresce o movimento em Ariquemes para que a vereadora Carla Redano, seja candidata a prefeita. É que ela foi confirmada vice de Tiziu Jidalías, em convenção partidária, mas o candidato foi “alertado por Deus”, para que mudasse +++ Carla tem plenas condições de enfrentara uma candidatura majoritária à prefeita e com enormes chances de sucesso. Resta saber se há condições legais para seu nome seja efetivado, pois as convenções foram encerradas no último dia 16 e o final do registro ocorrerá no próximo sábado (26) +++ O Ipem-RO tem atendido as denúncias da população sobre irregularidades, sendo uma delas em bombas de combustíveis. Esta semana foi constatada irregularidade numa bomba de diesel em Porto Velho, que foi lacrada e o proprietário convocado a dar explicações dentro de dez dias para corrigir o erro constatado pelos técnicos do Ipem-RO.