Por Globoesporte.com
Publicada em 01/09/2020 às 16h10
Embora relacionado à Racing Point em 2021, Sebastian Vettel segue sem confirmar o caminho que tomará para seu futuro na Fórmula 1 a partir do fim deste ano, quando chega ao fim sua relação com a Ferrari. Porém, o alemão descartou correr em outras categorias e também comentou sobre a possibilidade de assumir outras funções fora das pistas em alguma equipe.
- Por enquanto, estou focado na Fórmula 1 e, como eu disse antes, não chequei alternativas nesse aspecto. E ouvi que equipes de Fórmula 1 podem ser muito caras, então acho que eu devo ser sábio. Não sei, não acho que eu possa dar uma resposta exata. Obviamente, eu tenho muita paixão e muito conhecimento do esporte, mas só o tempo vai dizer - desconversou o alemão.
Antes do início da atual temporada da Fórmula 1, a Ferrari confirmou que não renovaria o vínculo com o tetracampeão, que representou a equipe por cinco temporadas e cumpre sua sexta e última em 2020. Vettel será substituído na escuderia italiana por Carlos Sainz, hoje na McLaren.
O piloto de 33 anos revelou ter tido contato com a Renault, que optou por assinar com Fernando Alonso, e chegou a se dizer disposto a um retorno para a RBR, equipe pela qual foi revelado e conquistou seus quatro títulos mundiais.
Vettel, que transferiu-se para a Ferrari em 2015 com objetivo de brigar pelo pentacampeonato, também rejeitou a possibilidade de correr em uma equipe que não lhe permitiria manter-se competitivo. Em outras ocasiões, o alemão chegou a desmentir sugestões de que estaria "desanimado", garantindo que segue motivado na categoria:
- Eu não tenho muito interesse em assinar com uma equipe que não estará em condições de brigar por algo que vale à pena e não está em uma boa direção para o futuro. As regras para 2022 são um grande desconhecido. Obviamente, muitas equipes estão esperando que isso mude muitas coisas. Acho que teremos que esperar e ver. Vou deixar vocês saberem assim que eu tiver alguma noticia.
Atualmente, o tetracampeão é cotado como potencial substituto de Sergio Pérez ou Lance Stroll na Racing Point, que passará a se chamar Aston Martin em 2021. Porém, o piloto não chegou a confirmar a possibilidade, afastando também as sugestões de que pensa em transferir-se para outras categorias ou assumir alguma função interna fora das pistas em alguma equipe:
Desde o ano passado, o alemão tem sido eclipsado pelo colega de equipe na Ferrari, Charles Leclerc - que permanece na equipe até 2024. Na última temporada, terminou em quinto lugar, atrás do monegasco. No atual campeonato, Vettel ocupa apenas a 13ª colocação enquanto seu companheiro é o quinto na tabela, atrás das duplas da Mercedes e da RBR.