Por Fábio Rodrigues / Brasilândia Notícias
Publicada em 22/10/2020 às 13h32
Todos os anos existem diversas campanhas alertando a população sobre a prevenção de doenças. No mês de outubro, o Rosa é a cor usada em alusão a Ação de conscientização á uma das doenças mais matam no Mundo, o câncer de mama principalmente entre as mulheres.
Em Nova Brasilândia (RO), no mês de outubro foi realizada a Campanha outubro Rosa, no Centro de saúde do setor 15, com mulheres da cidade e zona rural.
No local a Enfermeira Criscela Fernada, também realizou palestras sobre sinais e sintomas do câncer de mama e os cuidados de em fretamento ao covid-19. A Ação durou uma semana começando em Nova Brasilândia e finalizando no Hospital de AMOR, Onde as mulheres foram atendidas com exames de mamografia e ultrassom em suas mamas na cidade de Ji-Parana (RO).
De acordo com o INCA, até o ano de 2022 haverá 66 mil novos casos de câncer de mama em mulheres no Brasil. Com um índice de 61 casos para cada 100 mil habitantes.
O exame de mamografia atinge as mulheres entre 49 á 69 anos, e o preventivo é sugerido as mulheres de 25 á 54 anos de idade.
As mulheres devem conhecer o seu próprio corpo, ao tomar banho, apalpar os seios e tocar o corpo, para verificar possíveis nódulos, nas mamas e assim procurar um médico oncologista precocemente, quanto mais rápido buscar por ajuda, mais rápido será o diagnostico e o tratamento da doença.