Por Redação
Publicada em 15/10/2020 às 09h47
O Egito é um dos países que mais recebe turistas, principalmente no continente africano. Visitar o país é ter uma imersão na história, sua civilização é a mais antiga e suas cidades são verdadeiros museus a céu aberto.
Por mais que seja um dos destinos mais desejados, muitas pessoas não sabem o que levar em consideração ao reservar um dos pacotes para o Egito. A boa notícia é que existem informações que são úteis na hora de planejar a viagem perfeita.
Como fazer conversão de moeda, qual o período mais indicado para visitar o país, além das principais atrações e experiências que o Egito pode te oferecer, são informações essenciais para fazer uma viagem aproveitando ao máximo.
Egito: organizando a viagem perfeita
1. Visto
Os turistas brasileiros necessitam de visto para visitar o Egito, porém o procedimento é simples e este pode ser feito no Brasil ou no aeroporto ao chegar no país. Caso seja expedido no Brasil, precisa ser solicitado com até 2 meses de antecedência da viagem.
O custo é de aproximadamente 25 dólares e vários documentos são exigidos para a emissão. Ele tem a duração de 30 dias, podendo ser prorrogado por no máximo mais 30 dias.
2 . Moeda e câmbio
A moeda do Egito em atividade é a Libra Egípcia, mas o câmbio não é possível no Brasil. Ao chegar no Egito você pode fazer a troca nas casas de câmbio, porém não aceitam o real como pagamento. Você pode optar pelo cartão de crédito ou comprar dólares ou euros no Brasil, e lá trocar pela libra egípcia.
3. Vacinas necessárias
A única vacina exigida ao visitar o Egito é a da febre amarela, com o certificado da vacina emitido pela ANVISA. Então, quem utilizar a rota aérea africana deve estar com esse atestado.
4. Idioma
O idioma falado no Egito é o árabe, mas não se preocupe. Por se tratar de um local muito visitado por turistas, nas atrações, aeroporto e hospedagens é bem comum encontrar pessoas que te atendam em inglês ou espanhol.
5. Qual a melhor época para visitar o Egito?
O Egito é um país localizado no meio do deserto, então possui um clima bem seco e quente. É mais indicado a visitação durante a primavera ou o outono, que no país ocorre dos meses de março a maio e setembro a novembro, respectivamente. Nestes períodos, as temperaturas são mais amenas, principalmente durante a noite.
A alta temporada do Egito é no inverno, onde as temperaturas são mais baixas, porém a mínima raramente é menor que 15 graus célsius. Porém, os valores de acomodação, passagens e atrações são bem mais elevados nesta época. É a época onde mais recebe turistas, então os passeios provavelmente terão filas.
Não é indicado visitar o Egito no verão, pois a temperatura pode chegar até 43 graus célsius. Mas, por outro lado, nesta época os preços são mais baixos, gerando uma economia significativa, além de os passeios estarem mais vazios.
Outro fato a se atentar é o Ramadão, feriado muito importante para os muçulmanos, onde muitas atrações e restaurantes podem estar fechados.
6. Curiosidades e dicas sobre o comportamento dos egípcios
Como todo lugar, o Egito tem sua cultura e algumas coisas curiosas. Por exemplo, os ônibus da cidade do Cairo não fazem paradas. Então, as portas são abertas para as pessoas “pularem” para dentro ou fora do veículo.
Caso você queira fazer compras, vá bem cedo para ser a primeira venda do dia. Na cultura deles, se o vendedor perde a primeira venda, significa que o dia não será lucrativo. Aproveitando disso, você consegue negociar com mais facilidade.
Eles “contam” os dias da semana de forma diferente, o primeiro dia útil da semana para eles é o domingo, ao invés da segunda-feira.
7. Atrações imperdíveis
Existem atrações que devem estar em qualquer viagem para o Egito, como as Pirâmides de Gizé e a Grande Esfinge, localizadas no mesmo complexo. O templo de Abu Simbel, o Museu do Cairo, o Templo de Karnak e o Templo de Philae também são atrações para ter uma imersão na cultura, história e arquitetura.
Para realizar um passeio diferente, vale a pena fazer um cruzeiro pelo Rio Nilo, parando pelas cidades durante o trajeto e desfrutando dos luxos típicos que um navio de cruzeiro pode oferecer. Outro passeio diferente, mas muito chamativo, é fazer um voo de balão sobrevoando o Vale dos Reis, observando do alto as tumbas dos antigos faraós.
Não deixe de visitar a atração imperdível, ou seja, a biblioteca de Alexandria. Ela foi destruída por um incêndio durante uma guerra, e construída uma nova Biblioteca, contando com laboratórios, 4 bibliotecas especializadas, planetário, museu de ciências, museu de caligrafia, além de exposições e salas de congresso.
Com tudo planejado, a sua viagem a sua viagem para o Egito será perfeita, já que você poderá aproveitar muito mais.