Por Assessoria
Publicada em 19/10/2020 às 14h56
O deputado estadual Jair Montes (Avante), relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Energisa, em audiência pública na manhã desta segunda-feira (19), informou que pediu ao Governo de Rondônia que execute a dívida de R$ 2 bilhões que a empresa tem com o estado.
“ Essa empresa vem castigando à população de Rondônia. Desde que iniciamos a CPI tivemos alguns avanços na coibição de abusos como retirada de relógio sem autorização, entrada na casa dos moradores e preços do quilowatt abusivos. No entanto essa empresa não investiu nada em melhorias. A prestação de energia é de péssima qualidade então nada mais do que justo que eles paguem a dívida que tem, assim como o cidadão honesto paga sua conta de luz .”
O relator ainda ressaltou a importância da união dos representantes da bancada estadual e federal para que haja mudanças enérgicas e rápidas em relação a Energisa Rondônia para que tratem o cidadão rondoniense com respeito .
Compareceram a deputada federal Mariana Carvalho, Léo Moraes e Mauro Nazif, mas todos os oito deputados federais e os três senadores de Rondônia foram oficialmente convidados pela CPI para a reunião desta segunda.
Mariana Carvalho, lembrou que a energia produzida aqui vai para outros Estados e que tem sido atuante em Brasília para que o tratamento ao consumidor rondoniense seja tratado com o respeito que merece e reiterou estar lado a lado com todos os representantes para resolver isso .” Nesse momento a empresa deve olhar de forma humanizada à população de Rondônia. Quantas pessoas hoje estão desempregadas e dependem do auxílio emergencial e não sabem se pagam a conta de luz ou compram comida .”
O advogado da Energisa Rondônia, Luís Felipe Lins, ouviu os parlamentares e preferiu nesse momento não se pronunciar e sim ouvir os pontos destacados pelos membros da CPI e na próxima audiência prevista para o dia 26/10, às 15hs, fazer os esclarecimentos dos fatos ora tratados.
“Também queremos ouvir os representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Ministério Público Federal e do Governo na próxima audiência para finalizarmos o relatório", destacou o presidente da comissão, deputado Alex Redano.
NOTA ENERGISA
A Energisa preza pela transparência e está aberta a prestar todos os esclarecimentos à população e seus representantes. Desde que chegou à Rondônia, há menos de dois anos, a empresa está comprometida com o desenvolvimento do estado e com a sustentabilidade da concessão. A proposta de parcelamento de débitos da antiga Ceron e da Caerd (concessionária de abastecimento e saneamento) vem sendo negociada há cerca de oito anos, antes mesmo da Energisa assumir a gestão da empresa de distribuição de energia do estado. Os débitos seguem sendo contestados nas esferas administrativa e judicial, conforme prevê a legislação tributária do país.
Nesses dois anos, a Energisa realizou um plano de trabalho que inclui cerca de R$ 1 bilhão em obras de infraestrutura para interligação de sistemas isolados em todo o estado, para aumento da oferta, melhoria da qualidade da energia fornecida e ganhos de eficiência para toda a população. A empresa já incluiu mais de 57 mil clientes que não tinham fornecimento de energia na rede. E, em apenas um ano e meio, investiu muito mais na concessão do que nos cinco anos anteriores. A Energisa reforça o seu compromisso com os Rondonienses e frisa que vem registrando mês a mês melhora significativa nos principais indicadores de qualidade da concessão, que são reportados mensalmente para a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Foto: Marcos Figueira