Por Sebrae
Publicada em 26/10/2020 às 15h34
Três dias para disseminar ideias, trocar experiências e ouvir os principais speakers do cenário nacional e internacional para potencializar habilidades de líderes e impactar a retomada no cenário pós-pandemia. O maior evento de liderança do Brasil, o Líderes em Movimento, será online, e vai construir conexões para desenvolver soluções criativas e viáveis diante de um mundo com problemas complexos. Realizada pelo Sebrae, a conferência está com as inscrições gratuitas abertas.
O Líderes em Movimento é indicado para líderes institucionais, públicos, empresariais, jovens e mulheres que participam do diálogo público e possuem poder de influenciar setores econômicos, comunidades, cidades, estados e país.
O primeiro dia contará com a participação de Sugata Mitra, cientista da computação indiano e teórico da educação, que atua como professor de tecnologia educacional, na Escola de Educação, Ciências da Comunicação e Linguagem, da Universidade de NewsCastle, na Inglaterra. Foi o idealizador da School in the Cloud.
“A proposta do evento é dialogar com lideranças em vários níveis, trazendo diferentes perspectivas para este diálogo, de forma que toda experiência do evento contribua ainda mais com o senso de protagonismo dos participantes. Participar do desenvolvimento, engajar pessoas e gerar impacto genuíno são alguns dos aspectos que serão abordados palestrantes convidados”, afirma o diretor-técnico do Sebrae, Bruno Quick. Durante o evento, será oficialmente lançando o Polo de Liderança Sebrae que traz uma proposta de formação, conexão e inspiração para as lideranças do Brasil para alavancar mudanças em toda a sociedade.
A antropóloga Rosana Pinheiro Machado, autora do livro “Amanhã vai ser maior – o que aconteceu com o Brasil e possíveis rotas de fugas para a crise atual”, publicado em 2019, também está entre as convidadas. O fundador da Central Única das Favelas (CUFA), Celso Athayde, vai marcar presença, juntamente com Martín Restrepo, fundador da Editacuja, Facilitador & Learning Design.
No mesmo dia, o painel sobre “Liderança e Protagonismo: como os líderes estão rompendo barreiras e entregando resultados”, contará com a participação dos líderes de causas coletivas Sil Bahia, Daniel Cavareti e Jackson Fressato.
No dia 28, o médico e cientista brasileiro Miguel Nicolelis, considerado um dos vinte maiores cientistas em sua área, no começo da década passada, pela revista de divulgação para leigos Scientific American, é presença confirmada, como também a neurocientista Carla Tieppo, que aplica conhecimentos da neurociência, com o objetivo de favorecer o desenvolvimento humano a partir da interface tangível do conhecimento do cérebro humano e suas potencialidades; e o autor do livro “AND”, Barry Johnson. A programação conta ainda com um painel com líderes mulheres de alto escalão institucional brasileiro, que debaterão o papel da mulher na liderança envolvida no diálogo público. Outros painéis vão abordar temáticas como “Saídas e soluções para liderar diante de um mundo hiperconectado”, “ODS como vetores do desenvolvimento”, e “Competências para lideranças do futuro”.
No último dia de programação, os convidados vão expor suas visões e caminhos para a mudança, focados na temática “O que fazer com todo esse futuro”. O painel com lideranças nacionais vai debater os impactos e soluções da crise a partir do apoio aos pequenos negócios e ao empreendedorismo.
“Precisamos despertar os líderes e potencializar suas atuações. O Sebrae vem há décadas se relacionando com lideranças e entidades para atuação em rede, que promovam o desenvolvimento local. Além disso, os líderes precisam pensar estrategicamente o mundo pós pandemia e o evento vai propor justamente a troca de experiências e discussões relevantes em torno deste tema”, disse Samuel Almeida, diretor técnico do Sebrae em Rondônia.
Também está previsto um painel de diálogo entre os dirigentes do sistema Sebrae e o assessor especial do Ministério da Economia, ex-presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos. No foco do debate estarão os problemas e soluções para os desafios que envolvem as micro e pequenas empresas neste momento de crise e o ambiente de negócios no Brasil.